An optical system designed for the next X rays telescope

Conceção artística de um buraco negro supermassivo.

Um dos objetivos do telescópio espacial Athena é conhecer como é que os buracos negros com milhões, ou milhares de milhões de massas solares, alojados no centro das galáxias maiores, moldaram a formação de galáxias e a evolução do Universo. Quando a matéria se acumula num disco em torno de um buraco negro, a velocidade e o atrito são tão elevados que ela aquece ao ponto de emitir radiação nos raios X. O Athena será capaz de detetar um número significativo destes buracos negros nas primeiras idades do Universo.
Créditos: ESO/L. Calçada.

The Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) will lead the development of a precision optical system for ESA‘s future space telescope dedicated to the study of extreme events in the Universe, the Athena X rays Observatory.

Manuel Abreu, of Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) and Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), talked to the national radio Antena 1 about this project led by IA and with the participation of the Portuguese industry.