Por temas: Estrelas e nebulosas
Ver todosDos Açores para o Universo
Estudante de doutoramento do IA contribuiu para a inauguração do programa de observação em astrofísica do radiotelescópio RAEGE-Az, na ilha de Santa Maria, Açores
Ler mais
Penetrar na física do Sol com a Inteligência Artificial
Conversa sobre como a Inteligência Artificial está a ajudar a compreender a estrela mais próxima, o Sol, com Ricardo Gafeira, da Universidade de Coimbra e do IA, no podcast “Palavra de Cientista”.
Ler mais
Dentro dos locais mais frios do Universo
As nuvens moleculares escuras são nebulosas que não emitem nem refletem luz. Dentro delas encontramos um laboratório químico surpreendente, que até produz moléculas de álcool. Novo artigo do IA na National Geographic Portugal.
Ler mais
Divulgadas – e comentadas – as primeiras imagens da Missão Euclid
Três investigadores do IA e membros do consórcio Euclid comentam as primeiras imagens a cores desta missão espacial. Mergulhe nestas imagens e conheça-as em detalhe no artigo publicado pela National Geographic Portugal.
Ler mais
Prever tempestades solares: porquê e como
Antecipar, com rapidez e em tempo útil, as súbitas mudanças na atividade do Sol é essencial para evitarmos alguns grandes incómodos, se não mesmo catástrofes. Os algoritmos de aprendizagem computacional estão a aprender também com a nossa estrela, e serão um instrumento de previsão eficaz.
Ler mais
Investigadora portuguesa vai usar o James Webb para sondar o caldo químico onde nascem os planetas
Sílvia Vicente, lidera um plano de observação com o telescópio espacial James Webb que procura conhecer os processos químicos e físicos que ocorrem nos discos de gás e poeira onde se poderão formar planetas.
Ler mais
Porque é que a noite é escura? Esta pergunta tem 200 anos
Se o Universo for infinito, por que não há estrelas por todo o céu? Neste texto, os autores recordam-nos que perguntas simples podem produzir descobertas extraordinárias.
Ler mais
Como foi que disse? – 1ª parte
Navegar no vocabulário da astronomia — Estrelas
Em astronomia, “inicial” e “tardio” nem sempre se referem a uma linha de tempo, e “metal” pode não ser aquele material brilhante que transmite corrente elétrica. Neste primeiro de quatro artigos, navegamos no vocabulário das estrelas.
Ler mais