Por formatos: Para ler
Ver todosPor ares nunca antes navegados
Com mais de cinco mil planetas já descobertos em órbita de outras estrelas, os cientistas lançaram-se agora numa nova era de descobertas surpreendentes sobre as atmosferas exóticas destes mundos distantes.
Ler mais
À procura dos verdadeiros planetas errantes
São mundos parecidos com os planetas, mas que não estão “atrelados” a uma estrela. Terão nascido no mesmo berço das estrelas, ou serão planetas expulsos das suas órbitas e abandonados à sua sorte?
Ler mais
Dos Açores para o Universo
Estudante de doutoramento do IA contribuiu para a inauguração do programa de observação em astrofísica do radiotelescópio RAEGE-Az, na ilha de Santa Maria, Açores
Ler mais
Investigadora do IA está no Ártico e vai ajudar a “caçar” auroras
Filipa Barros é estudante de doutoramento no IA e na Universidade do Porto, e aplica a engenharia de computadores ao estudo da física do Sol. Foi o Sol que lhe abriu caminho para terras frias: nos próximos quatro meses e meio estará a 78º de latitude norte, em Svalbard, no arquipélago de Spitsbergen, na Noruega.
Ler mais
Star Treks: finalmente, as caminhadas das estrelas
Lentas caravanas de estrelas rodeiam as galáxias como volutas ornamentais. Estavam escondidas no ruído de fundo das imagens,… até à nova geração de telescópios. Artigo de Fernando Buitrago e Sérgio Pereira na National Geographic Portugal.
Ler mais
Faróis na vastidão cósmica – a ciência dos blazares
No palco dos mistérios cósmicos brilha um titã: os blazares. São fontes de jatos poderosos, apontados para a Terra, e disparados por buracos negros. São ideais para explorar a ciência das altas energias. Artigo de Bruno Arsioli na National Geographic Portugal.
Ler mais
Foto de grupo, ou a vida social das galáxias
Atrás de um grão de areia está esta imagem. Vamos ser indiscretos, e escrutinar esta foto de grupo. Artigo de Sérgio Pereira e Davi Barbosa, do IA, na National Geographic Portugal.
Ler mais
A Origem do Ano Bissexto
Em ano bissexto, conheça a origem deste conceito para contar o tempo e construir os calendários que utilizamos. Artigo por Daniel Folha, do IA, na National Geographic Portugal.
Ler mais