Primeiros Passos para Uma Grande Descoberta

Primeiros passos para uma grande descoberta

Será possível fazer astronomia sem se ser astrónomo? E sem sair de casa? Ou até mesmo no telemóvel, enquanto espera pelo autocarro? Conheça o Zooniverse.org, a plataforma que permite a qualquer um fazer ciência quando e onde quiser.

Como é estar nos bastidores da descoberta de novos mundos? E descobrir algo desconhecido e inesperado nos dados que observatórios de ponta recolhem segundo a segundo?

Desde como dois buracos negros se juntam para sempre, até à forma como os astrónomos “ouvem” o Universo, dê os primeiros passos em três aplicações do Zooniverse.org na companhia de investigadores do IA, e ajude a fazer ciência enquanto se diverte.

Esta atividade está dividida em três sessões:

Sessão moderada por Sérgio Pereira, do Grupo de Comunicação de Ciência do IA, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.

Veja estes e outros vídeos no canal do IA no YouTube.

Sessão “Novos Mundos”, com João Faria