Estudar a atmosfera de um milhar de exoplanetas

À direita, Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, junto ao Telescópio Canada-France-Hawaii. Créditos: Pedro Machado. À esquerda, conceção artística do satélite Ariel.

Como será a composição das atmosferas de planetas que orbitam outras estrelas? E de que forma conhecer as atmosferas dos planetas do Sistema Solar ajudará nesse estudo?

O grupo de trabalho de Pedro Machado, do IA, tem já uma grande experiência no estudo das atmosferas no Sistema Solar, e Machado lidera agora a participação portuguesa na missão Ariel, da Agência Espacial Europeia (ESA). Esta é a primeira missão espacial a estudar a composição química de exoplanetas, estendendo as ciências planetárias muito para além dos limites do Sistema Solar.

Pedro Machado falou a Os Dias do Futuro, na Antena 1 (ouvir a entrevista), e ao magazine da Universidade Aberta na RTP 2 (ver vídeo) sobre este grande salto para os planetas extrassolares.

Para ouvir
Os Dias do Futuro: A missão Ariel  (a partir do min. 1:34)
Antena 1

Vídeo
Magazine Universidade Aberta
Universidade Aberta e RTP 2

Pedro Machado é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.