Uma série de 11 curtas-metragens de animação, de 3 a 7 minutos, aborda temas como os eclipses da Lua, as distâncias às galáxias ou a variedade de estrelas que existem. Para ver em família ou na sala de aula.
Durante mais de seis anos, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) acolheu estágios de alunos em Animação Digital da Universidade Lusófona. As vozes foram gravadas nos estúdios da FCCN, em Lisboa.
As melhores curtas-metragens foram publicadas no canal do IA no YouTube. Veja a série completa, ou escolha da lista aqui em baixo.
Observando diferentes artefactos no gabinete do professor de arqueologia, vamos conhecer a importância que a astronomia teve noutras épocas, aprender que uma constelação não é um conjunto de estrelas, mas sim uma área no céu, e que uma região celeste escura e sem estrelas pode também ter significado para outros povos.
Nem de propósito! Faltou a luz em noite de eclipse da Lua. Por que razão umas vezes a Lua fica vermelha e noutras não, e qual é a diferença entre eclipse total, parcial e penumbral? Nesta curta de animação, sabe mais sobre um dos fenómenos astronómicos mais fascinantes.
Enquanto a Lua viaja em volta da Terra, o seu aspeto aparente muda a pouco e pouco, passando por quatro fases. São as fases da Lua. Além disso, conforme estivermos a norte ou a sul da linha do equador da Terra, veremos a Lua de maneira diferente.
Para que serve a Astronomia? Para além do óbvio – saber de onde viemos, o que existe para além da Terra e, na imensidão do Cosmos, sentirmo-nos mais unidos a todos os seres humanos e aos outros seres vivos. Mas devemos à Astronomia também várias coisas do nosso dia-a-dia, a partir das tecnologias desenvolvidas para a exploração do Espaço e do Universo. Nesta animação damos apenas alguns exemplos.

Ilustração e Animação: Henrique Vitoriano
Voz: Lara Piscarreta
As distâncias aos planetas e às estrelas são enormes! Mesmo assim, conseguimos medi-las com conhecimentos simples que podemos aplicar à nossa escala humana. Neste vídeo ajudamos-te a compreender o que é o ano-luz, a paralaxe e o parsec.
As distâncias às galáxias medem-se com a luz, a que é emitida por um certo tipo de estrelas, ou no fulgor final de um remanescente estelar – uma anã branca. Descobre neste vídeo o que são as Cefeidas e as supernovas, e como permitiram aos astrónomos ter a verdadeira noção do tamanho do Universo.