Será possível fazer astronomia sem se ser astrónomo? E sem sair de casa? Ou até mesmo no telemóvel, enquanto espera pelo autocarro? Conheça o Zooniverse.org, a plataforma que permite a qualquer um fazer ciência quando e onde quiser.
Como é estar nos bastidores da descoberta de novos mundos? E descobrir algo desconhecido e inesperado nos dados que observatórios de ponta recolhem segundo a segundo?
Desde como dois buracos negros se juntam para sempre, até à forma como os astrónomos “ouvem” o Universo, dê os primeiros passos em três aplicações do Zooniverse.org na companhia de investigadores do IA, e ajude a fazer ciência enquanto se diverte.
Esta atividade está dividida em três sessões:
- A descoberta de novos mundos com o Planet Hunters TESS, com João Faria, do IA e U Porto.
- A sinfonia cósmica das ondas gravitacionais com o Gravity Spy, com Lara Sousa, do IA.
- Sintonize as radiogaláxias com o Radio Galaxy Zoo, com Israel Matute, do IA e Ciências ULisboa.
Sessão moderada por Sérgio Pereira, do Grupo de Comunicação de Ciência do IA, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.
Veja estes e outros vídeos no canal do IA no YouTube.
Sessão “Novos Mundos”, com João Faria
Sessão “Ondas Gravitacionais” com Lara Sousa
Sessão “Sintonizar Radiogaláxias” com Israel Matute
Notas
- João Faria agradece o apoio do projeto EPIC: Explorando exoPlanetas com o CHEOPS
- Lara Sousa agradece o apoio do projeto Gwstrings: À procura de cordas cósmicas e outros defeitos topológicos com ondas gravitacionais
- Israel Matute agradece o apoio do projeto IdEaS with ALMA: Identificação dos Buracos Negros Supermassivos mais Jovens com ALMA