O telescópio espacial CHEOPS é um novo satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) que irá estudar planetas já detetados a orbitar outras estrelas que não o Sol, para os conhecer com maior detalhe, em tamanho e composição. Foi colocado em órbita no dia 18 de dezembro de 2019.
O CHEOPS permitirá saber se vários dos planetas já detetados serão rochosos como a Terra, ou gasosos como Júpiter. É possível que os dados obtidos com ele também nos digam algo sobre a composição da atmosfera destes mundos distantes, se neles haverá condições para se desenvolver Vida como a conhecemos aqui na Terra, e talvez até indiciem a existência de luas e anéis, como os de Saturno.
“O objetivo principal é determinar a composição de planetas com tamanho entre a Terra e Neptuno, (…) que não existem no Sistema Solar. O CHEOPS irá medir a quantidade de água, de rocha, de metais, de gás, que existe em cada um desses planetas.”
Susana Barros
Susana Barros, um dos coordenadores científicos da missão CHEOPS, explicou ao programa “Os Dias do Futuro”, da Antena 1, os objetivos deste telescópio e a participação portuguesa nele.
Susana Barros é investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
O telescópio CHEOPS
Os Dias do Futuro – Antena 1, 21 de dezembro, 2019
Conhecer melhor planetas fora do Sistema Solar
No dia do lançamento deste telescópio espacial, Susana Barros respondeu também a perguntas colocadas através do canal do IA no YouTube, sessão que pode ser visualizada aqui: