Descubra o Universo através de 31 obras de arte

Arte Inspirada no Universo

Faça um percurso por obras de arte com referências ao Universo, na pintura, literatura, música e no cinema.

O website bilingue “Do the stars gaze back – Arte inspirada no Universo” liga estas obras a eventos marcantes na história da astronomia e da exploração do Espaço. São 31 obras artísticas que exprimem o fascínio pelo Universo, e igual número de datas, que permitem conhecer um pouco a história da sua descoberta.

Todas as datas são de dezembro, assinalando o último mês do ano de 2019, ano que celebrou os 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU). Ao longo do mês de dezembro de 2019, o website “Do the stars gaze back – Arte inspirada no Universo” tornou-se num arquivo crescente, mais uma iniciativa com que o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) se associou à celebração do centenário da IAU.

Permanentemente disponível, em português e inglês, em: http://calendariau100.iastro.pt/

Este projeto nasceu de uma colaboração entre o IA e o Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media da Faculdade de Belas Artes da ULisboa. Foi criado, desenhado e implementado por Sara Patinho Rodrigues com conteúdos reunidos e revistos pelo IA.