Microsite interativo “Música das Estrelas”

Música das Estrelas - web app

Explore, através de diagramas interativos, alguns dos conceitos da física das estrelas.

Um desses conceitos são as ondas, mecânicas ou acústicas (som), que se propagam no interior das estrelas, provocadas pelos movimentos do gás quente. Apesar de não se propagarem através do espaço vazio, estas ondas de som produzidas no interior das estrelas podem ser conhecidas através da análise da luz da estrela. Isto permite aos astrónomos conhecer os tamanhos, massas e até detalhes da estrutura interna das estrelas.

Neste microsite, através de um conjunto de interações simples, descubra a diversidade das estrelas, os seus diferentes trajetos de vida, e a sua “música”, ao mesmo tempo que, passo a passo, pode ir testando o que já aprendeu.

Visite o microsite “Música das Estrelas” »
(melhor experiência com o navegador web Google Chrome)

Música das Estrelas - web app - ecrã 2 Música das Estrelas - web app - ecrã 1

Recomendado a partir de 8 anos.

Ficha técnica

CONCEÇÃO Margarida Cunha (IA/U.Porto), Daniel Folha (IA/Planetário do Porto, CESPU), Paulo Pereira (IA/Planetário do Porto) e Elsa Moreira (IA/Planetário do Porto)
COORDENAÇÃO DO PROJETO Paulo Pereira (IA/Planetário do Porto)
GUIÃO Elsa Moreira (IA/Planetário do Porto) e Margarida Cunha (IA/U.Porto)
TRADUÇÃO Elsa Moreira (IA/Planetário do Porto)
REVISÃO CIENTÍFICA Margarida Cunha (IA/U.Porto)

IMPLEMENTAÇÃO TÉCNICA
id:D – Laboratório do Departamento de Design, FBAUP
COORDENAÇÃO Bruno Giesteira
DESIGN DA INTERFACE Guilherme Vila Maior
PROGRAMAÇÃO Filipe A. Rodrigues

Aplicação interativa produzida no âmbito do projeto “Resolvendo alguns dos mais antigos problemas em evolução estelar com fotometria ultra-precisa obtida a partir de satélites” (BreakStarS), financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) (referência POCI-01-0145-FEDER-030389), e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência PTDC/FIS-AST/30389/2017).