Astrónomas do IA distinguidas em Mulheres na Ciência 2023

Elisa Delgado-Mena e Susana Barros são as duas investigadoras do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) destacadas na quarta edição do livro Mulheres na Ciência. Lançado no Dia Internacional da Mulher, a edição de 2023 acrescenta, às várias centenas já destacadas, mais 101 retratos de investigadoras, de diferentes gerações e áreas do conhecimento.

Elisa Delgado-Mena (IA & Universidade do Porto) é membro das equipas  A deteção e caracterização de outras Terras e também Rumo a um estudo abrangente de estrelas do IA, onde estuda as abundâncias químicas de estrelas do tipo solar, além de procurar e caracterizar exoplanetas, em especial à volta de estrelas mais evoluídas. Estuda ainda atividade estelar e a evolução química da galáxia.

Susana Barros (IA & Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da UPorto) é membro da equipa A deteção e caracterização de outras Terras do IA, onde tenta perceber se os outros sistemas planetários são parecidos com o nosso. Também investiga porque é que há e como evoluem sistemas planetários com “júpiteres quentes”, planetas gigantes muito próximos das suas estrelas. Procura ainda exoplanetas habitáveis como a Terra, além de anéis e luas em torno de exoplanetas.

As fotos de Elisa Delgado-Mena (esquerda) e Susana Barros (direita) na quarta edição do livro Mulheres na Ciência. (Créditos: Diana Tinoco)

Desde 2015, a Agência Ciência Viva presta homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam cerca de 45% do total dos cientistas nacionais. Esta homenagem às investigadoras começou com a exposição de fotografia Mulheres na Ciência, com 20 retratos, de 20 cientistas portuguesas, que incluiu a investigadora do IA, a Professora Teresa Lago.

A homenagem continuou um ano depois, com o lançamento da primeira edição do livro Mulheres na Ciência que, aos 20 originais, acrescentou 117 novos retratos de investigadoras nacionais. Desde então já foram publicadas mais 3 edições (em 2019, 2021 e 2023), com as investigadoras do IA, Catarina Lobo, Margarida Cunha e Marina Cortês a juntarem-se à lista de destacadas.