Ouvir: De Vénus para outros mundos

Imagem sintética em cores falsas de Vénus, construída a partir de imagens obtidas pela câmara de ultravioletas da sonda Akatsuki, a UVI, a 11 de agosto de 2017. Créditos: JAXA e equipa do projeto PLANET-C

Vénus é inóspito à vida como a conhecemos, mas visto de longe pode confundir-se com a Terra. O estudo do nosso planeta vizinho poderá ser útil para diferenciar os exoplanetas de tipo “Terra” que foram já descobertos.

Vénus é, em vários aspetos, semelhante à Terra, mas a sua atmosfera é muito diferente, e impossibilita a existência de vida à superfície.

O grupo de estudo de atmosferas planetárias, no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), soma avanços na compreensão da atmosfera do nosso planeta vizinho.

Colabora com a agência espacial japonesa, a JAXA, e utiliza, nos observatórios terrestres, instrumentos sofisticados que foram construídos para o estudo de exoplanetas, corpos que, ao contrário de Vénus, estão a dezenas ou centenas de anos-luz.

O conhecimento que estão a reunir poderá mesmo vir a ser útil para diferenciar os vários exoplanetas já descobertos e que aparentam ser semelhantes à Terra.

Neste programa áudio, conheça esta linha de investigação no IA e, em particular, o trabalho de Ruben Gonçalves, investigador do IA e estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

De Vénus para outros mundos

Pesquisa, locução e edição por Sérgio Pereira (IA e FCUL)
Gravação e edição nos estúdios do CENJOR, Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas, no âmbito de formação sobre podcasts.

Registos áudio utilizados:
Hurricane Ophelia – Youghal, Co. Cork, Ireland – 16th October 2017 (4) por kmcgraphics.com, em https://freesound.org/people/kmcgraphics.com/sounds/404948/
Space Beat por Nazar Rybak em https://www.hooksounds.com/royalty-free-music/space-beat/298628/
Clouds in Space por Nazar Rybak em https://www.hooksounds.com/royalty-free-music/clouds-in-space/212997/