Planetália – A Festa dos Planetas

Planetália - A Festa dos Planetas, 2022

Saturno, Júpiter e a Lua poderão ser vistos ao telescópio no terraço do Museu de Lisboa – Teatro Romano, entre outras atividades e conversas para toda a família.

Através de telescópios, venha ver, e até fotografar com o telemóvel, as crateras e montanhas lunares, os anéis de Saturno, e as luas de Júpiter, mas também conversar com investigadores, e experimentar em família atividades lúdicas nos vários espaços do museu.

Vamos celebrar as descobertas no Sistema Solar, cujos planetas têm os nomes dos deuses romanos, mas também aventurarmo-nos nos novos mundos, muito longe do Sol, em órbita de outras estrelas.

Programa


Do Big Bang aos buracos negros
18:00-19:00

Uma viagem pelo tempo e pelo conhecimento, rumo aos mistérios do Universo ainda por sondar. Palestra e conversa com Paulo Crawford, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e de Ciências ULisboa.

Atividades rápidas lúdicas
19:00 – 23:30

Descubra factos curiosos sobre os planetas, luas e planetas anões, ou teste os seus conhecimentos, com um “Sistema Solar comestível”, puzzles e desafios. E aproveite para conhecer também a origem e o significado dos seus nomes, nas culturas da Antiguidade Greco-Romana.

A Lua e planetas ao telescópio
20:30 – 00:00

Através de telescópios, venha ver, e até fotografar com o telemóvel, as crateras e montanhas lunares, os anéis de Saturno, e as luas de Júpiter.

Conversas de outros mundos
19:00 – 20:000 / 21:00 – 23:00

Vénus, Marte e outros planetas do Sistema Solar são mundos férteis em descobertas. Converse com os jovens investigadores Daniela Espadinha e João Dias, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), sobre as perguntas científicas que lhes ocupam os dias.

O rato que foi à Lua
19:00 / 20:00 / 21:00

Três sessões, mediante inscrição na receção do museu no próprio dia.

À volta de uma esfera iluminada com a superfície da Lua, vamos ouvir a história do rato Paco, ilustrada com uma projeção esférica e alguns adereços divertidos.

Visitas guiadas ao Museu de Lisboa – Teatro Romano
19:00 – 23:00

Conheça ou regresse a um dos mais importantes monumentos da Lisboa romana – o seu teatro, cujas estruturas visíveis datam do século I da nossa era. A exposição permanente está instalada em dois edifícios também carregados de história, dos séculos XVII e XIX.

Atividades digitais para os mais curiosos
19:00 – 23:30
  • Faça uma descoberta em Marte experimentando um dos projetos no Zooniverse. Esta plataforma permite a qualquer pessoa analisar imagens do Espaço e contribuir para a ciência. Na Planetália terá a vantagem de poder fazer perguntas a um investigador do IA.
  • Já foram descobertos quase cinco mil planetas em órbita de outras estrelas, os exoplanetas. Que métodos é que os astrofísicos utilizam para os encontrar e saber como são? Explore algumas infografias do website “Outros mundos”, tendo por guia um investigador do IA.
    Atividade dinamizada por Francisco Brasil, do IA e Ciências ULisboa.

Notas

  • A realização das observações com telescópios está sujeita a condições meteorológicas e atmosféricas favoráveis.
  • Entrada livre, sujeita em cada momento à capacidade do espaço, e algumas atividades sujeitas a inscrição no próprio dia.
  • Recomendado a partir dos 4 anos.
  • Explicações em português e inglês.

A Planetália é uma iniciativa conjunta do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e do Museu de Lisboa – Teatro Romano.
R. São Mamede, 3A, Lisboa
Tel: 21 581 85 30

Várias das atividades na Planetália são possíveis com o apoio dos extraordinários estudantes do IA e de membros do programa Viver Astronomia, Cédric Pereira, Daniela Espadinha, Diogo Pereira, Francisco Brasil, Iara Tiago, Inês Heitor, João Dias, José Ribeiro, Luís Branco, Pedro Martins e Rafael Paiva.

Partilhe

Entrada livre

Localização

Museu de Lisboa – Teatro Romano
Rua de São Mamede, 3 A
Tel: 21 581 85 30
(website)

Como chegar

Metro
Terreiro do Paço | Baixa-Chiado

Autocarro
714, 732, 736, 737, 760

Elétrico
12E, 28E

Onde estacionar
Estacionamento nas proximidades – Chão do Loureiro, Portas do Sol e Campo das Cebolas