Dark Sky Party Alqueva 2022

Milky Way Rising Alqueva

© Miguel Claro

Aproveite um fim de semana sob o céu estrelado no Alqueva. Descubra através de telescópios do IA aquilo que os olhos não conseguem ver, num dos céus mais escuros do país. O IA contribui para o programa também com oficinas didáticas e duas palestras.

Parte do programa com a participação do IA

29 de julho


21h30 – 22h00
Palestra “Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX”

por Raul Cerveira Lima, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Instituto Politécnico do Porto

A poluição luminosa – a emissão de luz artificial à noite, no exterior – é uma das várias heranças nefastas do século XX, século de excessos que continuam a desequilibrar os ecossistemas, a comprometer a biodiversidade, a saúde e, de um modo geral, a vida na Terra tal como a conhecemos. A luz artificial, apesar dos vários benefícios que trouxe, desligou-nos de uma parte integrante e fundamental da Natureza: a noite. Noite com as suas estrelas, sons ou silêncios, mas fervilhante de vida selvagem que dela depende e que procura ocultar-se num ambiente cada vez menos escuro. Nesta palestra serão apresentados os impactos da poluição luminosa mas, sobretudo, será dada ênfase às soluções para a reduzir – objectivo ao alcance de uma sociedade informada do porquê e do como.

23h00 – 02h00
Observações do céu noturno a olho nu e com telescópios

acompanhadas pelos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Aprenda a identificar as principais constelações do céu de verão, descubra galáxias, nebulosas e belíssimos enxames de estrelas, e reconheça as diferentes cores das estrelas.

30 de julho


18h00 – 19h30
Observação do sol com telescópios

Observe o sol em segurança com investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

18h30 – 19h00
Oficina “Sistema Solar comestível” – 1ª sessão
19h00 – 19h30
Oficina “Sistema Solar comestível” – 2ª sessão

orientada pelo Instituto de Astrofísica  e Ciências do Espaço

As representações do Sistema Solar mostram quase sempre os oito planetas de tamanhos parecidos, a distâncias semelhantes entre si. Essa visão está bem longe da realidade! Nesta atividade prática, vamos escolher alguns alimentos da nossa cozinha para fazerem de conta que são planetas e darem-nos uma ideia mais realista das suas proporções. E para percebermos a que distância se encontram do Sol usamos… um rolo de papel higiénico.

18h30 – 19h30
Oficina “Universo de papel” – 1ª sessão
19h30 – 20h30
Oficina “Universo de papel” – 2ª sessão

orientada pelo Instituto de Astrofísica  e Ciências do Espaço

Com tesoura e cola se fazem… telescópios. Nesta atividade prática, ideal para famílias, escolha um dos grandes telescópios, na Terra ou dos que são colocados no Espaço, e aprenda as diferenças e para que servem. Pinte também, com as cores certas, uma imagem feita de quadrículas e tente descobrir que imagem é.

21h30 – 22h00
Palestra “Dos buracos negros às ondas gravitacionais”

por Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço e no tempo, nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional. São uma consequência direta da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Esta teoria também prevê que acontecimentos cataclísmicos, tais como a colisão de dois buracos negros, podem emitir ondulações gravitacionais, que se propagam através do Universo. Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e as recentes descobertas que nos levam para cada vez mais perto dos seus segredos.

Das 23h30 às 02h00
Observações do céu noturno a olho nu e com telescópios

acompanhadas pelos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Segunda oportunidade para apreciar o céu de verão e observar as «jóias» da Via Láctea através de vários telescópios espalhados pelo recinto.


Para conhecer o programa completo do Dark Sky Party Alqueva 2022, consulte a página da evento.

Uma organização da Reserva DARK SKY Alqueva.

Partilhe

Entrada livre


Inscrição

Inscrições nas oficinas e atividades através do website https://darkskypartyalqueva.com/

Localização

Parque de Merendas do Campinho
Reguengos de Monsaraz