A missão Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), tem como objetivo principal compreender por que razão o Universo se está a expandir de forma acelerada. Durante os seis anos de missão, este telescópio espacial fará um mapeamento exaustivo do céu, de acordo com um calendário definido pelo grupo de rastreios (Euclid Survey Group – ECSURV), que conta com forte participação portuguesa e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Com lançamento previsto para 2022, o telescópio Euclid irá recolher dados que permitam lançar luz sobre a natureza da matéria escura e da energia escura, bem como estudar melhor as propriedades da gravitação.
“Nós [equipa ECSURV] faremos todo o planeamento ao longo dos seis anos que vai durar a missão, e durante os quais vai haver tempo para fazer cerca de 40 000 observações de uma hora, (…) de modo a que este seja otimizado para os objetivos.”
Ismael Tereno
Ismael Tereno, coordenador da equipa portuguesa do ECSURV, explicou ao programa “Os Dias do Futuro”, da Antena 1, os objetivos, implementação e pormenores da participação portuguesa nesta missão.
Ismael Tereno é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Equipa portuguesa na missão Euclid
Os Dias do Futuro – Antena 1, 16 de maio, 2020 (a partir de 23:12)