Uma conversa com quatro investigadores sobre o destino mais provável para a primeira missão espacial humana interestelar – os três mundos em órbita de Próxima Centauro – com infografias preparadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e uma seleção de vídeos do Observatório Europeu do Sul (ESO).
A descoberta do primeiro planeta foi anunciada em agosto de 2016. O terceiro foi descoberto por uma equipa liderada por João Faria, investigador do IA e da Universidade do Porto, resultado que foi anunciado em fevereiro de 2022.
O que já sabemos sobre estes mundos, quase aqui ao lado, a 4,2 anos-luz? E sobre a estrela Próxima Centauro? O que vamos ainda tentar saber mais, e como? Reunimos perguntas, algumas recolhidas nas nossas redes sociais, e juntámos quatro investigadores do IA para as responder: João Faria, Elisa Delgado-Mena, Nuno Santos e Alexandre Cabral.
Vídeo
== Temas ==
2:28 Que tipo de estrela é Próxima Centauro (Elisa Delgado-Mena)
10:10 Os três mundos em órbita (João Faria)
16:56 Próximos passos na investigação sobre estes mundos a 4,2 anos-luz (João Faria)
21:37 Atividade da estrela, química e habitabilidade
26:54 A história da descoberta de outros mundos
31:21 Como se encontram planetas extra-solares
39:11 O futuro nesta linha de investigação
43:05 Mais perto do que a imaginação
46:35 De volta às estrelas
Disponível no YouTube e no Facebook.
Infografias

Proxima Centauro é uma estrela menos quente, à superfície, do que o Sol.
Créditos: IA/Sérgio Pereira

O planeta Proxima b, cuja descoberta foi anunciada em 2016, é parecido com a Terra em massa, sendo o planeta Proxima d (anunciado em 2022 por uma equipa liderada por um investigador do IA), bastante menos massivo que o nosso planeta e um dos mais pequenos até agora conhecidos.
Como Próxima Centauro é menos quente do que o Sol, a região em volta da estrela onde é possível a água manter-se no estado líquido à superfície dos planetas (“zona habitável”, assinalada a verde) situa-se muito mais próximo da estrela do que no caso do Sistema Solar.
Foi detetado um outro planeta, Proxima c, numa órbita bastante mais afastada. Créditos: IA/Sérgio Pereira