ESPRESSO: Uma Aventura no Deserto de Atacama

Nos últimos anos foram feitas descobertas inéditas no estudo de sistemas planetários: um planeta onde chove ferro, um dos mais pequenos planetas já descobertas, ou o terceiro planeta mais próximo do Sistema Solar.

Todos estes resultados foram obtidos com o contributo de um instrumento que permite analisar a luz das estrelas, e que foi construído com a participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) – o ESPRESSO.

Uma das responsabilidades do IA foi instalar o sistema que permite transportar a luz (fotões que viajaram anos-luz pelo espaço) desde os telescópios que a recolhem até ao ESPRESSO. Esses telescópios são nada menos do que os quatro gigantes do Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), localizados no deserto de Atacama, no Chile.

As memórias e as imagens desta aventura tecnológica e humana, no deserto mais seco do mundo, no Chile, movida pelo desejo de descobrir outros mundos (e talvez outras “Terras”) no Universo, estão agora reunidas em livro, disponível em PDF. São autores Alexandre Cabral, do IA e de Ciências ULisboa, e Nuno C. Santos, do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Saiba mais »

Nesta foto, podemos ver três elementos da equipa do ESPRESSO refletidos no espelho principal
Cada um dos quatro grandes telescópios do VLT tem um espelho
primário de 8 metros de diâmetro. Nesta foto, podemos ver
três elementos da equipa do ESPRESSO refletidos no espelho
principal, da esquerda para a direita, Pedro Santos (IA),
Alexandre Cabral (IA) e Denis Mégevand (OBSGE).

Créditos: Alexandre Cabral, 30-01-2015