Um ESPRESSO para Outros Mundos

ESPRESSO_Apresentação do livro

Uma aventura da astronomia e da engenharia portuguesas no deserto mais seco do mundo, o Atacama, no Chile.

Inscrição obrigatória

Nos últimos 30 anos descobrimos que quase todas as estrelas que vemos à noite no céu têm planetas à sua volta. A maioria desses planetas deverão ser rochosos, como a Terra. Como é que o sabemos? E o que é que isso muda no olhar com que observamos o céu?

Lançamento de livro, Palestra e Conversa, com Nuno C. Santos (IA e FCUP), Alexandre Cabral (IA e FCUL) e Claudio Melo (Agência Espacial Portuguesa).

Inscrição obrigatória. As primeiras 100 inscrições recebem um livro (um exemplar por e-mail único usado no registo, independentemente do número de participantes).

Com ambição científica e engenho tecnológico, os cientistas e engenheiros portugueses estão entre os pioneiros na viagem à descoberta de outros mundos.
Entre fotografias e memórias, venha conhecer neste evento essa aventura tecnológica e humana, movida pelo desejo de encontrar outras “Terras” no Universo.

Equipa do ESPRESSO junto a um dos telescópios numa das muitas missões do “Coudé Train” ao Paranal.
Equipa do ESPRESSO junto a um dos telescópios numa das muitas missões do “Coudé Train” ao Paranal. Da esquerda para a direita, Pedro Santos (IA), Gerardo Ávila (ESO), Bernard Delabre (ESO), Denis Mégevand (OBSGE), Alexandre Cabral (IA), Manuel Abreu (IA), David Alves (IA) e António Oliveira (IA).
Créditos: Alexandre Cabral, 17-09-2016

Em 2009, a organização europeia que gere alguns dos maiores telescópios do mundo, o Observatório Europeu do Sul (ESO) lançou um desafio à comunidade científica: desenvolver um instrumento capaz de detetar e estudar outras “Terras”, a orbitar outros sóis, à distância de anos-luz.

Um grupo de instituições internacionais, que inclui o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), respondeu e propôs a construção de um instrumento revolucionário: o ESPRESSO. Este instrumento, tecnicamente designado espectrógrafo, permite analisar a luz de estrelas distantes, e nela descortinar os ínfimos sinais de planetas pequenos como o nosso.

Em fotografias e memórias criadas no deserto mais seco do mundo, no Chile, é a história da instalação deste instrumento na montanha do Paranal, já reunida em livro, que será contada neste evento. São quase 10 anos em que a equipa nacional desenhou, testou, construiu e montou algumas das componentes-chave do ESPRESSO.

Inaugurado em 2018, os resultados já obtidos com o que é o melhor espectrógrafo do mundo são surpreendentes. Conheça também a nova aventura que agora começa.

Instalação de um dos sistemas de alinhamento laser (LAT) que permitiu o alinhamento de todo o Coudé Train
Denis Mégevand (OBSGE), Alexandre Cabral (IA) e Gerardo Ávila (ESO) instalam junto ao foco de Nasmyth um dos sistemas de alinhamento laser (LAT) que permitiu o alinhamento de todo o Coudé Train.
Créditos: Consórcio ESPRESSO, 18-02-2016
Imagem artística do exoplaneta L98-59b, um planeta com metade da massa de Vénus. (Crédito: ESO/M. Kornmesser)
Partilhe

Entrada livre


Inscrição

Inscrição obrigatória através da plataforma de inscrições Eventbrite, no seguinte endereço,

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-um-espresso-para-outros-mundos-325115066917

Tendo em conta as desistências sem aviso prévio, leia por favor com atenção as duas notas seguintes:

  1. Caso se inscreva antes do dia 7 de maio, a sua inscrição carece de confirmação. O pedido de confirmação será enviado no dia 6 de maio para o e-mail com que se registou e deverá confirmar a sua presença no evento em resposta a esse e-mail até ao dia 10 de maio às 23h59. Se não confirmar a sua inscrição até essa hora, a sua reserva será cancelada e todos os seus lugares serão libertados para novas inscrições ou pessoas em lista de espera.
  2. A sua inscrição é válida se chegar ao evento até às 16h55. Se chegar depois dessa hora, não garantimos os lugares que reservou, pois a partir dessa hora daremos acesso a pessoas inscritas em lista de espera ou pessoas sem inscrição.

À entrada do evento, cada pessoa que inscreveu deverá indicar o e-mail que utilizou no registo, e o nome e apelido. Poderá também trazer o e-ticket do Eventbrite, ou imprimi-o.

As primeiras 100 inscrições recebem um livro (um exemplar por e-mail único, independentemente do número de participantes).

Localização

Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, Edifício C3, piso 2, Antiteatro 14 (3.2.14)