Antecipar o clima, na Terra e no Espaço

Vista do furacão Ike a partir da Estação Espacial Internacional

Vista do furacão Ike (10 de setembro de 2008) a partir da Estação Espacial Internacional. Créditos: NASA.

Dois investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço trazem, numa conversa com a assistência, dois temas ligados ao clima: as Alterações Climáticas, ou os impactos da atividade humana no nosso planeta, e o Clima Espacial, ou os impactos da atividade do Sol na nossa sociedade cada vez mais tecnológica.

Os dois temas serão introduzidos em curtas apresentações, seguidas de conversa e respostas às perguntas da assistência.
Haverá observações com telescópios no exterior se as condições o permitirem.

Crise Climática e Ambiental: factos, soluções e o tempo de agir que se esgota.

Por João Lin Yun, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A catástrofe climática está a acontecer, e é uma das certezas que a sociedade que construímos persiste em ignorar. O trabalho de milhares de cientistas avisa-nos e oferece-nos soluções para evitar as suas piores consequências.

Alterando os nossos padrões de consumo e mudando comportamentos, influenciamos governos e empresas, e retrocedemos nesta trajetória em que estamos a destruir os sistemas que mantêm o equilíbrio no planeta, provocando o desaparecimento de muitas espécies, e pondo severamente em risco a nossa própria espécie.

Nesta breve palestra, conheça o que podemos fazer, e de que forma a Astronomia pode oferecer uma visão e atitude transformadoras da sociedade.


Tempestade em órbita (Clima Espacial)

Por Teresa Barata, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O Sol é por vezes fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica, perturbando redes de energia e de comunicações, com impactos sociais e económicos no nosso dia-a-dia.

A atividade do Sol e as suas consequências é designada por Clima Espacial. Conheça o que está a ser feito, em Portugal e no mundo, na previsão da atividade solar e na mitigação dos seus impactos humanos e económicos.

 

Conversa pública de encerramento do evento “Em Órbita”, coorganizado pelo IA, The Science Project, e o Município de Oeiras.


Os oradores

 

Joao Lin YunJoão Lin Yun é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston. Para além do seu trabalho científico e pedagógico, tem-se preocupado com os aspetos humanos da Ciência e é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com curiosidade a espécie humana, cujo destino se tornou coletivo e global.

Teresa BarataMaria Teresa Barata é investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). É doutorada em Ciências de Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, e é atualmente Subdiretora do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), e também Coordenadora Nacional da International Space Weather Initiative (ISWI) para Portugal. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na meteorologia espacial e os seus impactos em setores económicos.

Partilhe

Entrada livre

Localização

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos
Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos - Escola Secundária Luís de Freitas Branco
R. Carlos Vieira Ramos, Paço de Arcos (Oeiras)

Como chegar

  • Autocarro 471 (Urbana de Oeiras)
  • Comboios CP, Linha de Cascais – Estação de Paço de Arcos