Ir para Marte
Marte 2030: Sessão 2

Marte 2030 - Ir para Marte

Se não for possível a um ser humano viver em Marte, então poderemos nunca nos libertar do confinamento da Terra. Mas deixar a Terra e viajar até ao planeta vermelho comporta inúmeros desafios tecnológicos e fisiológicos, entre outros.

O que é indispensável para a viagem? Que recursos serão necessários para viver? E como poderemos regressar a casa, ao planeta Terra?

Participe numa conversa com os investigadores Rui Agostinho e Pedro Fevereiro, respetivamente do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Moderação a cargo de Teresa Firmino (Público).

No final da conversa haverá observações astronómicas com telescópios, sujeita às condições meteorológicas.

O ciclo Marte 2030 é uma coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA), e do Centro Cultural de Belém (CCB).

Bilhetes à venda no website do Centro Cultural de Belém.

Reveja a sessão em formato vídeo »


Rui Agostinho estuda o impacto do meio ambiente galáctico nas condições para a vida na Terra, como por exemplo os efeitos da radiação produzida pelo final da vida de estrelas massivas na vizinhança do Sol. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Astronomia. É investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Pedro Fevereiro é Biólogo e dedica-se a usar e desenvolver ferramentas moleculares e celulares para a selecção de plantas em programas de melhoramento, na aplicação de biotecnologia para a investigação e indústria e na divulgação e promoção da cultura científica nessa área. É Presidente do Centro de Informação em Biotecnologia, foi Bastonário da Ordem dos Biólogos e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Viva. É Investigador e líder do laboratório de Biotecnologia de Células Vegetais no ITQB NOVA e Professor Auxiliar com Agregação (ITQB NOVA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Partilhe

Duração:

2 horas

Preço:

Bilhetes: € 2,5. Ciclo completo-4 sessões: €8

Inscrição

Bilhetes à venda no website do CCB.

Localização

Centro Cultural de Belém
Praça do Império
Lisboa

Videotransmissão

Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir colocando as suas questões online.

A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).