Portugal recebe a maior conferência mundial em meteorologia espacial

Atividade do Sol durante o último máximo solar

Atividade do Sol durante o último máximo solar, em ultravioleta extremo (17,1 nm), incluindo a explosão (Flare) de 2014/02/25. (Crédito: NASA/SDO AIA)

A maior conferência mundial sobre as perturbações com origem no Espaço e o seu impacto social e económico decorre em Coimbra e é coorganizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

A cidade de Coimbra recebe nesta semana e até dia 8 de novembro investigadores de todo o mundo que trabalham nas várias vertentes da meteorologia espacial – o estudo do impacto da atividade do Sol, e de outras perturbações com origem no espaço, sobre o ambiente espacial em torno da Terra e as infraestruturas tecnológicas de que a nossa sociedade depende.

A meteorologia espacial é uma atividade de enorme interesse económico e social em sectores como a aviação, telecomunicações, redes elétricas ou a agricultura de precisão.

A Semana Europeia de Meteorologia Espacial (European Space Weather Week – ESWW2024), coorganizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1), é a maior conferência mundial sobre o tema e abre as portas do Convento de São Francisco, em Coimbra, a cientistas, engenheiros, operadores de satélites, técnicos de redes de energia e especialistas em comunicações, navegação e aviação.

Interpretação artística dos sectores económicos que podem ser afetados por uma tempestade solar.
Interpretação artística dos sectores económicos que podem ser afetados por uma tempestade solar. No topo da imagem vemos a ejeção de duas massas coronais, que são emitidas em todas as direções pelo Sol, e que podem encontrar a Terra no seu percurso. Este evento pode provocar danos muito prejudiciais, direta e indiretamente, em vários sectores sociais e económicos, os quais estão exemplificados na parte inferior da imagem.

Créditos: ESA/Science Office (versão portuguesa: IA)

A meteorologia espacial estuda, monitoriza e tenta prever a atividade do Sol, assim como os potenciais  impactos sobre sistemas biológicos e tecnológicos, sendo uma atividade de enorme interesse económico e social em sectores como a aviação, telecomunicações, redes elétricas ou a agricultura de precisão.

O evento que tem neste ano Portugal como país anfitrião vai centrar-se na ligação entre a investigação fundamental e a transferência de conhecimento com os setores económicos e seus parceiros industriais. Esta edição contará com expositores e áreas de apresentação para prestadores de serviços, utilizadores finais de produtos e serviços dependentes da meteorologia espacial e demais parceiros industriais.

A ESWW terá a participação de mais de 600 investigadores e representantes de empresas ligadas à meteorologia espacial, à interação Sol-Terra e ao Espaço, e tem vindo a evoluir do seu foco original centrado na Europa para se tornar num evento global com uma participação mais diversificada e crescente da América do Norte e do Sul, África, Ásia e Oceânia. Tem também como missão aumentar a visibilidade da meteorologia espacial junto do público e dos decisores políticos.

Website da conferência: https://esww2024.org/