Telescópio espacial CHEOPS observa o seu primeiro exoplaneta

Imagem artística do trânsito do Júpiter quente KELT-11b em frente à estrela HD 93396, uma sub-gigante amarela a 320 anos-luz de distância.

Imagem artística do trânsito do Júpiter quente KELT-11b em frente à estrela HD 93396, uma sub-gigante amarela a 320 anos-luz de distância. Crédito: ESA

Ao fim de 3 meses de testes em órbita, o telescópio espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia (ESA), observou a estrela HD 93396, para tentar detetar o trânsito1 do já conhecido exoplaneta KELT-11b, um “júpiter quente”2 30% maior do que Júpiter. A grande precisão dos instrumentos do CHEOPS, em parte desenvolvidos pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), permitiram calcular o diâmetro deste planeta em cerca de 181 600 km, com uma incerteza a rondar apenas os 2%.

Nuno Cardoso Santos (IA & Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) comenta: As primeiras medições obtidas servem acima de tudo para mostrar a excelência e o potencial da missão CHEOPS. Estamos certos que nos próximos meses teremos notícias de resultados fantásticos”.

Saber mais »


Notas

  1. O Método dos Trânsitos consiste na medição da diminuição da luz de uma estrela, provocada pela passagem de um exoplaneta à frente dessa estrela (algo semelhante a um micro-eclipse). Através de um trânsito é possível determinar apenas o raio do planeta. Este método é complicado de usar, porque exige que o(s) planeta(s) e a estrela estejam exatamente alinhados com a linha de visão do observador.
  2. Um “Júpiter Quente” é um tipo de exoplaneta com massa semelhante à de Júpiter, mas que orbita muito próximo da sua estrela, com períodos inferiores a 10 dias (por comparação, Mercúrio demora 88 dias a completar uma órbita em torno do Sol).