Observado trânsito de exoplaneta rochoso mais próximo da terra

Imagem artística do exoplaneta HD219134 b.

Imagem artística do exoplaneta HD219134 b. Crédito: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt

Uma equipa internacional, da qual faz parte o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Pedro Figueira, anunciou hoje1 a descoberta do HD219134, um sistema com 3 “super Terras”2, incluindo o planeta HD219134 b, e um planeta gigante.

Por estar a apenas 5,7 milhões de quilómetros da sua estrela (sensivelmente um décimo da distância de Mercúrio ao Sol), esta super Terra completa uma órbita em apenas 3,1 dias, tendo sido observada recentemente pelo telescópio espacial Spitzer (NASA) através do método dos trânsitos3, o que permitiu determinar que tem um diâmetro 1,6 vezes maior que o da Terra.

Saber mais »

Notas:

1. O artigo “The HARPS-N Rocky Planet Search – I. HD219134 b: A transiting rocky planet in a 4 planet system at 6.5 pc from the Sun” foi aceite para publicação na revista Astronomy & Astrophysics.
  2. Uma “super Terra” é um tipo de planeta extrassolar, com uma massa compreendida entre 1 e 10 vezes a massa da Terra, embora o termo possa ser generalizado para planetas até à massa de Urano (cerca de 15 vezes a massa da Terra).
  3. O Método dos Trânsitos consiste na medição da diminuição da luz de uma estrela, provocada pela passagem de um exoplaneta à frente dessa estrela (algo semelhante a um micro-eclipse). Através de um trânsito é possível determinar apenas o raio do planeta. Este método é complicado de usar, porque exige que o(s) planeta(s) e a estrela estejam exatamente alinhados com a linha de visão do observador.