Foguetão espacial espera por selfie portuguesa

Imagem partilhada por Vanessa Dias no Twitter em novembro de 2018 e premiada no concurso #SpaceSelfie, organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), e vista aérea das plataformas de lançamento na base espacial da ESA em Kourou, na Guiana Francesa.

À esquerda, imagem partilhada por Vanessa Dias no Twitter em novembro de 2018 e premiada no concurso #SpaceSelfie, organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA). Créditos: Vanessa Dias. À direita, vista aérea das plataformas de lançamento na base espacial da ESA em Kourou, na Guiana Francesa. Créditos: ESA–Stephane Corvaja.

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou Vanessa Dias entre as quatro pessoas premiadas, a nível europeu, no concurso de fotografia #SpaceSelfie, que decorreu durante o mês de novembro de 2018. Vanessa Dias participou na sessão Noites no Observatório de 24 de novembro, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) e, incentivada pelo anúncio ao concurso feito durante a sessão, partilhou a sua #spaceselfie. Esta garantiu-lhe agora uma viagem a Kourou, base de lançamentos da ESA na Guiana Francesa, para ver ao vivo o lançamento de um foguetão espacial.

No concurso #SpaceSelfie os participantes deveriam tirar uma selfie que evocasse o Espaço e partilhá-la nas redes sociais com o hashtag do nome do concurso. Deveriam ter também participado num dos 280 eventos no âmbito das European Space Talks, um programa organizado em novembro em 27 países europeus e que aproximou o público de investigadores e profissionais na área do Espaço. O IA organizou três eventos2, um dos quais a sessão Noites no Observatório do dia 24.

“Já tinha lido no Twitter algumas informações sobre o concurso”, disse Vanessa Dias ao IA, “mas não tinha prestado muita atenção. Foi a menção ao concurso nas Noites no Observatório que me fez pensar no assunto.”

Saber mais »