O novo telescópio espacial James Webb revelará um Universo mais nítido, mais profundo e mais antigo. Irá observar quase todas as fases da história do Universo, sobretudo regiões frias, que se escondem sob o fulgor da luz visível, e fontes distantes, perto do início do Universo.
Veja o registo vídeo da sessão online em que reunimos três breves apresentações de investigadores do IAstro e uma extensa parte para Perguntas & Respostas. Nela falámos sobre a ciência que este novo telescópio permitirá fazer, associada a projetos de investigação no instituto, e o quanto poderá revolucionar o que sabemos sobre o Universo.
Que regiões e fenómenos iremos conhecer melhor observando no infravermelho com a qualidade do telescópio James Webb? Porque foi necessário colocar esta infraestrutura no espaço? O que descobriremos sobre os confins do Sistema Solar? Estas e outras perguntas foram respondidas com a ajuda de Alexandre Cabral, Nanda Kumar, e Nuno Peixinho, respetivamente, de Ciências ULisboa, Universidade do Porto, e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Conteúdo da sessão
- 5:26 O Telescópio Espacial James Webb, por Alexandre Cabral
- 16:00 Astronomia no infravermelho, Nanda Kumar
- 29:58 Os confins do Sistema Solar (Cintura de Kuiper), Nuno Peixinho
- 47:08 Sessão de Perguntas & Respostas
Veja este e outros conteúdos no nosso canal no YouTube.