Viver em Marte

Pedro Machado, do IA e da FCUL, com Marte em imagem de fundo.

Pedro Machado, do IA e da FCUL, com Marte em imagem de fundo. Créditos da imagem de Marte: NASA/JPL-Caltech

A nova missão da NASA, a Insight, pretende estudar o interior de Marte, o planeta que acolherá, num horizonte de 20 ou 30 anos, uma colónia humana, com base no conhecimento adquirido com a primeira colónia internacional permanente na Lua.

Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), falou à Antena 2 em duas edições consecutivas do programa “Antena 2 Ciência”, que pode voltar a ouvir nesta página.

A sonda Insight chega hoje a Marte para nos revelar o interior do planeta
A informação que se poderá obter sobre a história de Marte e as novas perspetivas que a missão Insight poderá trazer à pesquisa sobre outros planetas fora do Sistema Solar, segundo Pedro Machado, do IA e FCUL.

Antena 2, 27 de novembro de 2018
.
Do que precisamos para viver em Marte?
Depois de uma colónia internacional permanente na Lua, no horizonte de 20 ou 30 anos seguir-se-á a colonização de Marte.
A proteção contra a radiação solar, a produção de oxigénio, a energia e o alimento, mas também o trabalho preparatório por robôs e inteligência artificial, comentados por Pedro Machado, do IA e FCUL.

Antena 2, 3 de dezembro de 2018