Objetivos
- Produzir conteúdos educativos no âmbito do projeto Literacia em Astronomia, beneficiando das metodologias, competências e recursos de uma licenciatura na área do vídeo ou cinema de animação.
- Familiarizar os estudantes em Animação Digital com:
- as oportunidades de trabalho em comunicação de ciência;
- as necessidades específicas da comunicação de ciência, como sejam a comunicação de informação complexa e a transferência de informação entre públicos de diferentes domínios;
- Envolver futuros profissionais na produção da cultura visual da comunicação da ciência e da Astronomia em particular.
Este projeto pretende produzir conteúdos educativos, gratuitos, em português e com alcance internacional, para o projeto Literacia em Astronomia, uma iniciativa que visa definir objetivos globais de educação em astronomia para serem aplicados nos currículos escolares a nível mundial.
O projeto Astronomia e Cinema de Animação consiste numa colaboração informal entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a coordenação da licenciatura em Animação Digital da Universidade Lusófona. A comunicação de ciência e, em particular, o projeto Literacia em Astronomia, foram apresentados aos alunos e foi-lhes proposta a realização do estágio curricular no IA.
No âmbito deste estágio, o grupo de Comunicação de Ciência do IA tem acompanhado a produção de curtas-metragens de animação sobre temas escolhidos pelos alunos de entre alguns dos definidos no projeto Literacia em Astronomia. O apoio dado pelo IA centra-se na preparação do conteúdo científico, na sua adequação ao público-alvo e na eficácia da comunicação ao longo de toda a metodologia de realização de uma curta-metragem de animação.
As curtas-metragens produzidas, ou em produção, têm abordado diversos tópicos, como a diversidade de estrelas, a procura de planetas fora do Sistema Solar, os meteoros, ou as auroras polares.
Os alunos têm salientado a experiência em contacto direto com o “cliente”, e a possibilidade de explorarem um tema que os fascina e do qual puderam aprender mais.
Partilhe
Âmbito:
Nacional
Coordenação:
Sérgio Pereira e João Retrê (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Coordenação da Licenciatura em Animação Digital da Universidade Lusófona
Apoio:
Fundação para a Computação Científica Nacional da FCT (FCCN-FCT)