Literacia em Astronomia

Definição de objetivos globais em educação em astronomia e desenvolvimento de recursos educacionais.

Imagem do livro "Big Ideas in Astronomy - A Proposed Definition of Astronomy Literacy".

Objetivos

  • Definição de objetivos globais em educação em astronomia para serem aplicados nos currículos escolares a nível mundial.
  • Produção de novos conteúdos e recursos para educação em astronomia. 
  • Mostrar a importância da astronomia para a sociedade.
  • Criação de uma estrutura para recomendações sobre políticas governamentais de educação.

Alcance

Pretende-se que os resultados deste projeto sejam usados ​​pela comunidade global de educação e comunicação de ciência em astronomia.

Literacia em Astronomia é um projeto liderado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e pelo Leiden Observatory, Leiden University (Países Baixos), com inúmeros colaboradores e contribuidores de todo o mundo.

Este projeto visa definir objetivos globais de educação em astronomia para serem aplicados nos currículos escolares a nível mundial. O projeto também contempla o desenvolvimento de novos recursos para o ensino da astronomia e fornece uma estrutura para recomendações sobre políticas governamentais de educação.

Um dos resultados deste projeto é o primeiro documento global de Literacia em Astronomia, “Big Ideas in Astronomy: A Proposed Definition of Astronomy Literacy que foi anunciado a 3 de maio de 2019 pela União Astronómica Internacional (IAU). Foi produzido no âmbito da Comissão C1 da IAU para o Ensino e Desenvolvimento da Astronomia, em particular, o Grupo de Trabalho em Literacia e Desenvolvimento Curricular, de acordo com a estratégia da IAU de promover a utilização da astronomia no ensino e na educação ao nível escolar.

Este documento lança a pergunta: “O que deverão os cidadãos, em qualquer lugar do mundo, saber sobre astronomia?”. Apresenta onze “grandes ideias”, como “Somos feitos de poeira de estrelas”, ou “Poderemos não estar sozinhos no Universo”, cada uma suportada por sete a dez conceitos fundamentais. As suas 65 páginas cobrem um amplo leque de aspetos da astronomia, da história à tecnologia, da teoria às observações, assim como as implicações sociais e filosóficas, todos ancorados em tópicos que vão da Terra aos confins do Cosmos.

Este é um documento que traça um trajeto para os objetivos de Literacia em Astronomia. Pretende-se que seja usado pelas comunidades de educadores e comunicadores de ciência em astronomia, mas também que evolua com os seus contributos. Por esta razão, o documento é publicado com a licença Creative Commons, que permite que qualquer pessoa o partilhe e adapte, desde que seja dado o respetivo crédito. Os ficheiros editáveis (Documento Google e Adobe InDesign) e não editáveis (PDF) mais recentes, estão disponíveis online.

O próximo passo é o desenvolvimento deste documento, empreendendo um projeto de investigação para o validar sistematicamente como uma representação precisa do que os especialistas consideram literacia em astronomia. Paralelamente, trabalharemos em:

  • Desenvolvimento curricular alinhado com as “grandes ideias” do documento
  • Desenvolvimento de ferramentas de avaliação para as “grandes ideias” do documento
  • Guias para materiais educacionais
  • Materiais de desenvolvimento profissional para professores
  • Relatórios de políticas educacionais
  • Tradução de materiais e recursos para outras línguas
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Âmbito:

Internacional

Coordenação:

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Leiden Observatory, Leiden University (Países Baixos)