Como descobrir um exoplaneta?

Método das velocidades radiais

Infografia interativa no website Outros Mundos, que explica como o método de observar variações na frequência da luz de uma estrela permite detetar a presença de um planeta em órbita desta, assim como estimar a massa desse planeta. Créditos: IA.

Os planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol estão a dezenas, ou mesmo centenas de anos-luz da Terra. Se estão assim tão longe, como é que os astrónomos os descobrem? Explore infografias interativas que ilustram alguns conceitos e métodos engenhosos desta área fascinante.

Conteúdo do website Outros Mundos, preparado pela equipa do IA de ciências planetárias e pelo grupo de Comunicação de Ciência. Parta à descoberta »

Uma equipa do IA fez uma seleção de exoplanetas já descobertos e que são alvos interessantes para tentarmos saber mais sobre eles. Nesta infografia interativa, no site Outros Mundos, é possível conhecê-los. Veja também

Conheça mais de 100 estrelas com planetas em órbita

Uma equipa do IA fez uma seleção de planetas já descobertos em órbita de outras estrelas (exoplanetas) e que são alvos interessantes para tentarmos saber mais sobre eles. Procure no mapa pelas suas estrelas-mãe e veja o que já descobrimos sobre eles.
Saber mais