A primeira imagem de um buraco negro

O investigador Hugo Messias, membro do Observatório ALMA e colaborador do IA, e a primeira imagem de um buraco negro, localizado no centro da galáxia Messier 87.

O investigador Hugo Messias, membro do Observatório ALMA e colaborador do IA, e a primeira imagem de um buraco negro, localizado no centro da galáxia Messier 87 (a 55 milhões de anos-luz), obtida pelo projeto Event Horizon Telescope (EHT). Créditos: EHT.

A primeira imagem direta de um buraco negro foi divulgada a 10 de abril pela iniciativa internacional Event Horizon Telescope (EHT). Neste resultado histórico participou Hugo Messias, membro do Observatório ALMA, um dos telescópios envolvidos no projeto EHT, e colaborador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do qual foi investigador integrado até agosto de 2016.

Para ouvir
Entrevista Tarde Antena 1
Hugo Messias explicou à Antena 1 a importância desta imagem do buraco negro na galáxia Messier 87.
Antena 1, 10 de abril de 2019

“Tentamos esticar até ao máximo a teoria para perceber onde ela falha, e até agora a Relatividade Geral de Einstein ainda não falhou.”
Hugo Messias, membro do Observatório ALMA e colaborador do IA

Desde janeiro de 2017 que Hugo Messias tem estado envolvido nas observações do buraco negro no coração da galáxia Messier 87,  através do radiotelescópio ALMA, o maior observatório no conjunto das oito estações que constituem o Event Horizon Telescope, funcionando como a estação de referência.

Ajudou no teste do sistema que permite ao ALMA trabalhar como uma só antena virtual de 73 metros de diâmetro, e participou também na preparação e execução das observações, assim como no tratamento e verificação dos dados.

O Atacama Large Millimiter/submillimeter Array (ALMA) de noite, sob as Nuvens de Magalhães
O Atacama Large Millimiter/submillimeter Array (ALMA) de noite, sob as Nuvens de Magalhães
Créditos: ESO/C. Malin

“Aquilo que um astrofísico se habitou a ver no papel na forma teórica, aparece agora à frente dos seus olhos, e precisamente como estava previsto!”
José Afonso, coordenador do IA

Este “feito fenomenal” foi também explicado à TSF e ao Podcast P24 (jornal Público) por José Afonso, coordenador do IA e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

 

Para ouvir
A primeira fotografia de um buraco negro, tal como Einstein sonhou
TSF, 10 de abril de 2019 (entrevista áudio no final da página)
Para ouvir
A fotografia que deu razão a Einstein (e mostrou um buraco negro)
Podcast 24 (Público), 11 de abril de 2019 (a partir de 1m 56s)