Sessão de lançamento do concurso A criar com Scratch!

Em pleno Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, não perca a sessão de lançamento do concurso nacional de programação “A criar com Scratch!”, na qual falaremos sobre asteroides e lixo espacial.

A edição de 2021-22 do concurso “A criar com Scratch!” terá como mote “A Terra, a nossa única casa no Universo”, um tema inspirado no documento “Grandes Ideias em Astronomia – Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia“.

Ao reconhecermos o caráter especial e único (até hoje) da Terra, reconhecemos também a sua fragilidade e as múltiplas ameaças ao seu equilíbrio, muitas delas com origem humana, e que, paradoxalmente, colocam em causa a nossa sobrevivência e a de outras espécies.

 Assim, a sessão de lançamento do concurso contará com a participação de Nuno Peixinho, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que nos falará sobre asteroides potencialmente perigosos para a Terra e lixo espacial.

O concurso “A criar com Scratch!” é uma iniciativa do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. 


Nuno Peixinho é investigador do IA e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Universidade do Porto em 1996, obtendo o Mestrado e o Doutoramento em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa em 2001 e 2005, respetivamente. É membro do IA desde 2021.

Os seus atuais interesses de investigação centram-se nas ciências planetárias, na física solar e na meteorologia espacial e erosão espacial. Em particular, estuda os pequenos corpos do Sistema Solar, desde os pequenos objetos que se encontram para além da órbita de Neptuno aos detritos espaciais feitos pelo Homem, estando também envolvido na deteção de exoplanetas por microlentes gravitacionais e em observações solares.

É actualmente co-Coordenador Nacional de Educação em Astronomia (NAEC) da União Astronómica Internacional (IAU), Coordenador da Unidade de Promoção de Astronomia e Ciências do Espaço (UPACE) do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) e professor de Ciências Planetárias na Universidade de Coimbra.

Partilhe

Duração:

1h

Videotransmissão

Transmissão online no canal do EduScratch no YouTube.