Excesso de luz
Ciclo Aqui, no Universo

Composição de imagens que ilustra a degradação do céu noturno produzida pela iluminação artificial

Esta composição de imagens, obtidas na Eslováquia em 2020, ilustra a degradação do céu noturno produzida pela iluminação artificial. A poluição do ambiente com excesso de luz – poluição luminosa – não afeta apenas a observação do céu mas também organismos e ecossistemas, como aves que migram durante a noite. Créditos: Tomáš Slovinský/IAU OAE

Estamos a poluir a noite com todo o nosso deslumbramento elétrico e com isso desregulamos ecossistemas. De que modo é que as instituições, a arquitetura e o urbanismo podem preservar o nosso contacto com o céu noturno?

Segunda sessão do ciclo de conversas Aqui, no Universo, organizado pela Culturgest em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Com Raul Cerveira Lima e Martin Pawley, e moderação de Maria Serrano

Que contacto com o céu noturno podemos ter ainda nas vilas e cidades? Se considerarmos as estrelas ou a Via Láctea como um património natural, como nos podemos permitir apagá-las da memória com o nosso excesso de luz?

Do espaço testemunhamos enormes áreas iluminadas a cobrir a Terra. O crescimento urbano invadiu reservas naturais e desregulou ecossistemas noturnos, introduzindo a luz na vida de espécies que dependem da noite escura. Observatórios astronómicos deixaram de realizar observações científicas e estão hoje reduzidos à categoria de museus.

Raul Cerveira Lima, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), Universidade de Coimbra e Politécnico do Porto, e Martin Pawley, da Agrupación Astronómica Coruñesa Ío, crítico e programador de cinema, ambos especialistas em poluição luminosa, conversam sobre a luz, os seus excessos, e modos simples de as pessoas, as instituições, a arquitetura e o urbanismo preservarem a noite e o nosso contacto com o Cosmos.

Orientará a conversa Maria Serrano, comunicadora de ciência e membro da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt.

Consulte a informação atualizada no website da Culturgest.

   Uma parceria com,


Ciclo Aqui, No Universo

De 30 de janeiro a 30 de abril, a Culturgest e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) associam-se para reunir investigadores e pensadores em diálogo, que unem a cultura científica às preocupações humanas e às perturbações de origem humana.

O Ciclo Aqui, No Universo inclui as seguintes conferências: A Terra à Luz de Outros Planetas, com Pedro Machado e Ricardo Trigo; Excesso de Luz, com Raul Cerveira Lima e Martin Pawley; Para Além da Luz, com Lara Sousa e Sofia Andringa  e Desde a noite dos tempos , com Fábio Silva e Luís Tirapicos. No ciclo está também integrado o concerto de Nick Colk Void & Maotik.

Partilhe

Duração:

2 horas

Entrada gratuita


Inscrição

Levantamento de bilhete (gratuito) a partir de 30 minutos antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).

Localização

Culturgest, Auditório Emílio Rui Vilar
Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, 50
Lisboa

Como chegar

Metro: Campo Pequeno
Autocarros: Campo Pequeno, Praça de Londres e Av. Roma