Para além da luz
Ciclo Aqui, no Universo

A colisão de corpos de extrema densidade, como buracos negros e estrelas de neutrões, produzem ondas gravitacionais

Albert Einstein previu, há mais de 100 anos, que o tecido do espaço-tempo, para além de ser curvado pela presença de matéria, também pode vibrar – refletindo-se na variação periódica da distância entre dois pontos. A colisão de corpos de extrema densidade, como buracos negros e estrelas de neutrões, produzem ondas gravitacionais com amplitude suficiente para serem detetadas pela tecnologia atual. Créditos: LIGO/T. Pyle

Novas janelas sobre o Cosmos trazem informação à margem da luz e complementam as imagens produzidas pelos telescópios, com histórias de um Universo invisível que estão ainda por contar.

Terceira sessão do ciclo de conversas Aqui, no Universo, organizado pela Culturgest em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Com Lara Sousa e Sofia Andringa, e moderação de Filipa Melo

Para além dos meteoritos, da luz de estrelas e planetas, e das mensagens via rádio de missões espaciais, que outra informação nos chega do espaço? Que mensageiros invisíveis podemos questionar sobre o que existe fora da Terra?

Partículas subatómicas de alta energia produzidas por fenómenos extremos – os raios cósmicos –, partículas leves e esquivas, quase indetetáveis, como os neutrinos, e os tremores no espaço-tempo previstos por Einstein e registados pela primeira vez em 2015 – as ondas gravitacionais –, geradas pelas mais densas concentrações de matéria, os buracos negros, são novas janelas de informação sobre um Universo à margem da luz e ainda quase desconhecido.

Lara Sousa, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Sofia Andringa, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), sintonizam o Universo através de alguns destes canais alternativos. Ambas procuram complementar as imagens e a luz recolhidas pelos telescópios, com o objetivo de, a pouco e pouco, ir revelando as histórias do Universo invisível que estão ainda por contar.

Orientará a conversa Filipa Melo, escritora, professora universitária e crítica literária.

Consulte a informação atualizada no website da Culturgest.

   Uma parceria com,


Ciclo Aqui, No Universo

De 30 de janeiro a 30 de abril, a Culturgest e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) associam-se para reunir investigadores e pensadores em diálogo, que unem a cultura científica às preocupações humanas e às perturbações de origem humana.

O Ciclo Aqui, No Universo inclui as seguintes conferências: A Terra à Luz de Outros Planetas, com Pedro Machado e Ricardo Trigo; Excesso de Luz, com Raul Cerveira Lima e Martin Pawley; Para Além da Luz, com Lara Sousa e Sofia Andringa  e Desde a noite dos tempos , com Fábio Silva e Luís Tirapicos. No ciclo está também integrado o concerto de Nick Colk Void & Maotik.

Partilhe

Duração:

2 horas

Entrada gratuita

Localização

Culturgest, Auditório Emílio Rui Vilar
Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, 50
Lisboa

Como chegar

Metro: Campo Pequeno
Autocarros: Campo Pequeno, Praça de Londres e Av. Roma