Num único website, está tudo o que precisa de saber sobre Astronomia e o Universo, em linguagem direta e do dia-a-dia, o fruto de um projeto coliderado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e que se torna agora uma referência internacional.
A iniciativa que pretende promover a compreensão global sobre a Astronomia está agora em múltiplas línguas e acessível a qualquer hora, em qualquer lugar. Grandes Ideias em Astronomia, um pequeno livro que resume o que todas as pessoas deverão saber sobre o Universo e o nosso lugar nele, foi desenvolvido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e pelo Observatório de Leiden, Universidade de Leiden, nos Países Baixos.
Foi agora disponibilizado pela União Astronómica Internacional (IAU) na sua segunda versão e já na tradução portuguesa, entre outras línguas, todas acessíveis num website dedicado.
“Grandes Ideias em Astronomia: Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia” é o culminar de anos de debate e discussão sobre os temas essenciais que uma pessoa letrada em astronomia, em qualquer parte do mundo, deverá saber.
Está estruturado à semelhança de outros projetos de literacia científica internacionais, com onze ideias-chapéu que preenchem apenas pouco mais de 70 páginas de um pequeno livro, e também um website.
“Este trabalho agrega contribuições de numerosos colaboradores e contribuidores de todo o mundo, e está agora disponível gratuitamente para utilização pela comunidade de educadores e comunicadores de astronomia, mas também por qualquer pessoa que queira adquirir uma visão concisa de tudo o que existe, desde a Terra até aos confins do espaço e do tempo”, diz João Retrê, do IA, que geriu este projeto, desenvolveu o website e liderou a tradução portuguesa.
“Pretende-se que evolua com novas contribuições suscitadas através do seu uso. Por esta razão, o documento é publicado com uma licença de reutilização Creative Commons, que permite a qualquer pessoa partilhá-lo e adaptá-lo.”
“Temos de promover a utilização da astronomia ao nível escolar e em contextos de aprendizagem informal, para ajudar crianças e adultos a pensarem criticamente e a conduzirem vidas interessantes e responsáveis num mundo moldado pela ciência e pela tecnologia”
Pedro Russo
Cada grande ideia funciona como o ponto de entrada para conceitos fascinantes, conhecidos desde a Antiguidade ou desde apenas há algumas décadas, cobrindo aspetos históricos, teóricos e observacionais da astronomia. É agora uma referência online em línguas como o Árabe, Bengali, Português, Francês do Haiti, ou Japonês. Mais línguas estão a caminho, com o apoio da Rede de Tradução de Astronomia e o Gabinete de Divulgação de Astronomia (OAO), ambos da IAU.
“A astronomia não é apenas sobre avanços científicos ou aplicações tecnológicas”, diz Pedro Russo, da Universidade de Leiden e do IA, que também geriu este projeto. “Ela alarga os nossos horizontes e fornece a cada ser humano os meios para descobrir o seu lugar no vasto Universo. Mas para concretizar isso, agora e para as gerações futuras, temos de promover a utilização da astronomia ao nível escolar e em contextos de aprendizagem informal, para ajudar crianças e adultos a pensarem criticamente e a conduzirem vidas interessantes e responsáveis num mundo moldado pela ciência e pela tecnologia. Esperamos que este documento contribua para isso.”
Depois de dois anos de contribuições da comunidade mundial de cientistas, educadores e comunicadores, o documento Grandes Ideias em Astronomia foi entregue ao Gabinete para a Educação em Astronomia (OAE) da IAU, cuja missão é apoiar os astrónomos profissionais e educadores em astronomia a nível mundial a levarem o fascínio da astronomia até às escolas.
Sob esta missão, o OAE irá dar continuidade à implementação e garantir os próximos passos das Grandes Ideias em Astronomia, que são: conduzir estudos empíricos sobre as Grandes Ideias, fomentar o desenvolvimento de currículos escolares alinhados com elas, promover a produção de recursos educativos e de materiais para a formação de professores, e preparar relatórios estratégicos para o desenvolvimento curricular.
Contactos
João Retrê, Pedro Russo
Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira; Ricardo Cardoso Reis; João Retrê (coordenação, Lisboa); Filipe Pires (coordenação, Porto)