As atividades deste ano são online mas os investigadores do IA vão pôr os participantes a mexer. Aproveite!
Conhecer a verdadeira escala do Sistema Solar de forma comestível, utilizar o Zooniverse para fazer ciência enquanto nos desafiamos e divertimos, e fazer perguntas a investigadores na linha da frente da descoberta de novos mundos, são as propostas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) para celebrar a Noite Europeia dos Investigadores 2020.
As sessões serão realizadas online através do canal do IA no YouTube, e o programa começa logo na tarde do dia 27 e prolonga-se para o sábado, dia 28.
27 de novembro, sexta-feira
15h00 – 15h45
Um Sistema Solar dentro da sala
Construa um Sistema Solar comestível à escala da sua sala de estar (ou de aula)
As representações gráficas do Sistema Solar mostram frequentemente oito planetas de tamanho similar a distâncias semelhantes entre si. Essa visão está bem longe da realidade!
Numa pequena atividade prática iremos fazer uma viagem pelo Sistema Solar, recorrendo a alimentos da nossa cozinha (couscous, grão de bico, pimenta, laranjas, cocos, nozes) para reproduzir os tamanhos à escala dos planetas. Para sabermos a que distância estão do Sol iremos usar… um rolo de papel higiénico. Terminaremos assim com um Sistema Solar comestível à escala das nossas salas.
NOTA
Para a realização desta atividade será necessário reunir previamente o seguinte material: um rolo de papel higiénico, alguns grãos de couscous, pimenta preta/cravinho, grão de bico e milho painço, cinco nozes com casca/castanhas grandes/tomates cereja grandes, uma laranja e uma toranja/coco/meloa pequena.
16h30
Primeiros passos para uma grande descoberta
Ajude a fazer ciência enquanto se diverte, e talvez descubra algo inesperado.
Como é estar nos bastidores da descoberta de novos mundos? E descobrir algo ainda desconhecido e inesperado nas imagens e sinais que observatórios de ponta recolhem segundo a segundo?
De dois buracos negros que juntam as suas vidas para sempre até à forma como os astronómos “ouvem” o Universo, dê os primeiros passos em três aplicações no website Zooniverse.org com investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e ajude a fazer ciência enquanto se diverte.
- 16h30 – A descoberta de novos mundos com o Planet Hunters TESS, com João Faria, do IA e da UPorto.
- 17h10 – A sinfonia cósmica das ondas gravitacionais com o Gravity Spy, com Lara Sousa, do IA.
- 17h50 – Sintonize as radiogaláxias, com o Radio Galaxy Zoo, com Israel Matute, do IA e de Ciências ULisboa.
28 de novembro, sábado
21h30 – 23h00
À Procura de Novos Mundos
Há 25 anos começou a revolução na procura de outros mundos fora do Sistema Solar. Com milhares de planetas entretanto descobertos, o que iremos descobrir no próximo quarto de século?
Com a descoberta, em 1995, do primeiro planeta a orbitar uma outra estrela semelhante ao Sol, o 51 Pegasi b, descoberta premiada com o Nobel para a Física em 2019, começou a revolução na deteção e caracterização de outros mundos fora do Sistema Solar.
Coloque as suas perguntas a investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) na linha da frente da procura de uma outra “Terra”. Qual foi o impacto desta primeira descoberta, como se descobrem e se tentam descrever hoje novos mundos, como é que Portugal contribui para esta demanda global, e o que se perfila para o futuro?
Mais informações sobre a Noite Europeia dos Investigadores 2020