IAstro Júnior

Inspirar jovens e adultos para a Astronomia, Astrofísica e Ciências do Espaço e promover a literacia em Astronomia em sessões de entretenimento, educação e de partilha em família.

Objetivos

O objetivo deste projeto é divulgar a Astronomia, a Astrofísica e as Ciências do Espaço junto aos mais jovens,  inspirando  jovens e adultos para temas científicos e promovendo a literacia em astronomia numa sessão de entretenimento, educação e de partilha em família. Procura-se também motivar os jovens a escolher carreiras científicas nas áreas da Astronomia e Astrofísica.

Alcance

Participaram nas quatro sessões IAstro Júnior 684 pessoas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Estiveram envolvidos 12 investigadores do IA.

A parceria com a revista Visão Júnior ampliou o alcance desta iniciativa aos  81 mil leitores da revista em 17 países e 4 continentes.

As sessões foram divulgadas na revista Visão Júnior, e nos websites do IA, da Visão Júnior, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto , do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva  e da Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Este projeto foi igualmente mencionado na Newsletter de Divulgação da União Astronómica Internacional, IAU Astronomy Outreach Newsletter.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da revista Visão Júnior. A iniciativa é formada por um conjunto de sessões, em Lisboa e no Porto, dirigidas sobretudo a crianças dos 7 aos 12 anos onde são abordados temas sobre o Espaço e o Universo.

Em cada sessão, três investigadores partilham o seu fascínio pela Astronomia e Astrofísica em três apresentações curtas, simples e interativas. No final é aberto o diálogo num espaço de perguntas e respostas. Os participantes podem igualmente deixar perguntas que são posteriormente respondidas pelos investigadores do IA. Estas perguntas e respostas são publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

Em 2016/2017 o projeto teve como mote “Vamos descobrir o Espaço!” e foram realizadas quatro sessões.

Os temas e a calendarização destas sessões foram os seguintes:

A Via Láctea e Outras Galáxias – 19 novembro 2016, 18h00

Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva

Os Caça-Planetas – 25 fevereiro 2017, 18h00

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Cosmologia, mas agora aos quadradinhos – 1 abril 2017, 18h00

Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva

A Vida das Estrelas – 24 junho 2017, 18h00

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

A revista Visão Júnior leva a iniciativa IAstro Júnior a todos os seus leitores, através da publicação às perguntas deixadas pelos participantes no final de cada sessão e de várias rúbricas e reportagens.

Âmbito:

Nacional

Coordenação:

Ana Alves (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)