Uma Aventura à Velocidade da Luz

Sabias que o Sol emite partículas em todas as direções, numa espécie de vento solar? E que as estrelas se formam em nuvens que giram no disco da nossa galáxia, a Via Láctea?

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Pedro Palmeirim (IA e FCUP), João Lima (IA e FCUP) e David Alves (IA e FCUL) vão explicar-nos como se formam as estrelas, como “funcionam” e como as conseguimos estudar usando telescópios e sondas espaciais.

Serão três intervenções curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família.

Vai ser no dia 16 de novembro, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, às 17h30.

Os participantes poderão igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva e da Rádio Miúdos.

Os investigadores:

Pedro Palmeirim

Sou o Pedro Palmeirim e estudei Engenharia Geográfica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Contudo, a minha paixão pela Astronomia, desde muito cedo inspirada pelo cativante astrónomo e divulgador científico Carl Sagan, levou a que me inscrevesse no mestrado em Astronomia e Astrofísica. Depois, segui para França, onde obtive o doutoramento na Universidade de Paris Diderot 7. Fiquei por França mais uns tempos a investigar o Espaço, no Laboratoire d’Astrophysique de Marseille e agora sou investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Porto, onde estudo como é que as estrelas se formam dentro das nuvens de gás e poeira da nossa galáxia Via Láctea.

João Lima

Sou o João Lima, estudei Astronomia na U.Porto até aos meus 22 anos e depois fui fazer um mestrado e um doutoramento no Reino Unido. Regressei à U.Porto quando tinha 27 anos para ser professor. Hoje dou aulas na Faculdade de Ciências da U.Porto e faço investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, U.Porto. Estudo ventos e jatos que são emitidos por estrelas jovens e pelo Sol. Gosto de estar com amigos e de ouvir música muito antiga, com mais de 250 anos.

 

David Alves

Sou o David Alves e estudei Engenharia Física na Universidade Nova de Lisboa. Mais tarde fiz o doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde estudei lasers. Atualmente, faço parte do grupo de Instrumentação e Sistemas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde colaboro no desenvolvimento e construção de instrumentos para os grandes telescópios do mundo ou que viajam para o Espaço, a bordo de missões espaciais.

 

Partilhe

Duração:

1 hora

Entrada gratuita


Inscrição

A atividade é gratuita e para ser desfrutada em família – as crianças têm de estar sempre acompanhadas por um adulto.

É necessário fazer  RESERVA de bilhetes, que estará disponivel a partir do dia 7 de novembro.

Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Uma Aventura à Velocidade da Luz clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:

– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação de reserva, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 12h00 de dia 14 de novembro 2019.

– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Uma Aventura à Velocidade da Luz no próprio dia, das 17h00 às 17h25.

– Após as 17h25, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.

– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.

RESERVAR

Localização

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Rua das estrelas S/N
4150-762 Porto

Como chegar

De carro
GPS: 41.150716, -8.638462

De autocarro (Paragem “Planetário”)
200, 204, 207, 209, 1M