O Universo Online
Buracos Negros: os lugares mais secretos do Universo

Buracos Negros: Os lugares mais secretos do Universo

Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos acessíveis através da internet sob o título O Universo Online.

O IA vai continuar a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a colocar perguntas, responder a desafios e participar em jogos.


Buracos Negros: os lugares mais secretos do Universo

com Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências Lisboa).

O Prémio Nobel para a Física foi neste ano atribuído à demonstração, por Roger Penrose, de que os buracos negros são uma consequência direta da Relatividade de Einstein, e à descoberta, por Reinhard Genzel e Andrea Ghez, de um objeto compacto, supermassivo – talvez um buraco negro assombroso– no coração da Via Láctea.

Afinal, o que é que já sabemos sobre os buracos negros? O que é esse corpo exótico no centro da Via Láctea, o Sagitário A*? Como é que os buracos negros afetam a evolução das próprias galáxias, incluindo esta onde se encontra o Sistema Solar?

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e as recentes descobertas que nos levam para cada vez mais perto dos seus segredos.


Transmissão em direto

Assista à transmissão em direto na janela em baixo.
Se quiser participar e colocar perguntas, dirija-se ao canal do IA no YouTube.


Sessões anteriores

À procura de uma outra Terra, 25 de julho, 2020
Revele o Universo… com as suas perguntas, 30 de maio, 2020
Volta ao Universo em 40 perguntas, 18 de abril, 2020
O lado brilhante do Universo, 4 de abril, 2020