Telescópio espacial CHEOPS será lançado no próximo dia 17

Imagem artística do CHEOPS em órbita da Terra.

Imagem artística do CHEOPS em órbita da Terra. Crédito: ESA / ATG medialab

O telescópio espacial CHEOPS tem lançamento previsto para as 8:54 (hora de Portugal continental) da próxima terça-feira, dia 17 de dezembro de 2019. O satélite, que conta com a participação ativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da DEIMOS Engenharia1, será lançado para órbita da Terra num foguetão russo Soyuz, a partir da base de lançamentos da Agência Espacial Europeia (ESA), em Kourou, na Guiana Francesa.

No dia anterior às 14:00, alguns dos membros do IA e da DEIMOS Engenharia ativamente envolvidos na missão estarão presentes, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, para uma sessão de esclarecimento sobre o CHEOPS.

O consórcio do CHEOPS é liderado pela Suíça e pela ESA. Conta com a participação de 11 países europeus, sendo que em Portugal a participação científica é liderada pelo IA. Sérgio Sousa, um dos investigadores do IA envolvidos nesta missão esclarece que: “O IA tem uma forte participação no desenvolvimento e implementação desta missão, não só do ponto de vista científico, mas também do ponto de vista tecnológico, onde fomos responsáveis pela implementação da componente da calibração no software de redução de dados da missão.”

Saber mais »


Notas:

  1. A DEIMOS Engenharia é a empresa nacional líder em I&D e desenvolvimento de sistemas Espaciais. Desde 2002, o seu conhecimento tem vindo a equipar múltiplas missões científicas Europeias de exploração planetária, observação da Terra, astrofísica e navegação por satélite. A DEIMOS Engenharia é constituída por uma equipa pluridisciplinar de cerca de 60 engenheiros altamente qualificados. As tecnologias espaciais desenvolvidas na Deimos são aplicadas nos sectores da aeronáutica, transportes, defesa, oceanografia, agricultura e ambiente, entre outros.