Ajuda o Teu Extraterrestre – Um Jogo do Sistema Solar

Promover e aumentar o interesse dos jovens e da sociedade pelas ciências planetárias através de um jogo de tabuleiro.

Créditos: NASA/JPL

Objetivos

Tendo como produto final um jogo de tabuleiro educativo, o projeto Ajuda o Teu Extraterrestre – Um Jogo do Sistema Solar tem como objetivos:

  • Aumentar o conhecimento geral sobre o Sistema Solar e as ciências planetárias;
  • Promover o interesse pela ciência e, em particular, pelo Espaço e pela astrobiologia junto de crianças, jovens e novos públicos;
  • Promover uma visão realista e fundamentada do que poderá ser vida extraterrestre;
  • Estimular o pensamento crítico e criativo.

Alcance

Pretende-se que a versão portuguesa do jogo (tanto física como online) tenha um largo alcance nacional e nos países de língua portuguesa integrados na rede PLOAD (Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Moçambique). A tradução para inglês, numa fase inicial, e outras línguas, numa fase mais avançada (castelhano, francês e outras), permitirá outro alcance internacional.

Direcionado para jovens dos 6 aos 12 anos, pretende-se que seja implementado tanto em contexto formal, chegando a alunos a professores, como em contexto informal, chegando às famílias e incluindo jogadores de todas as idades.

O Sistema Solar compreende uma enorme variedade de ambientes, tão diferentes da Terra e tão desafiantes do ponto de vista da exploração espacial, que a procura e estudo de possível vida extraterrestre (a astrobiologia) se tornou numa das grandes áreas de investigação da atualidade. Estaremos sozinhos no nosso Sistema Solar? E no Universo? Como poderia realmente ser um extraterrestre de Marte?

Dando asas à imaginação, mas balizada e inspirada por uma sólida fundamentação científica, o projeto Ajuda o Teu Extraterrestre – Um Jogo do Sistema Solar (Help Your Alien – A Solar System Game) consiste na conceção e produção do jogo de tabuleiro ET: Uma Aventura no Sistema Solar dedicado aos planetas e luas do Sistema Solar e a formas de vida extraterrestre que poderão eventualmente nestes mundos. Este jogo é uma ferramenta lúdica para aprendizagem ativa e prática, direcionada a jovens dos 6 aos 12 anos e com potencial para ser utilizado em contextos educativos formais e informais. Numa fase mais avançada, o jogo incluirá uma extensão sobre exoplanetas.

O jogo está a ser desenvolvido pelo Grupo de Comunicação de Ciência e membros do Grupo de Investigação em Origem e Evolução de Estrelas e Planetas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Dados os constrangimentos associados à pandemia de COVID-19, as sessões de teste, inicialmente planeadas com a larga participação do público escolar e geral, estão a decorrer em unidades informais de voluntários mais reduzidas . A informação recolhida nestas sessões, num processo interativo, tem alimentado a conceção do jogo e levado a sucessivas revisões, de modo a garantir um produto final apelativo e com valor educativo. Neste momento, estamos a entrar na fase final de design gráfico e ilustração do jogo.

Serão produzidas versões físicas de ET: Uma Aventura no Sistema Solar, bem como uma versão “Print and Play”, que será disponibilizada nesta página para download gratuito e impressão. Inicialmente produzido em português e inglês, será feita a tradução para outras línguas numa fase mais avançada do projeto, para assegurar alcance nacional e internacional.

Protótipo do jogo “ET: Uma Aventura no Sistema Solar”.
Partilhe
Âmbito:

Internacional

Coordenação:

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Financiamento:

Europlanet Society através do Europlanet 2020 RI Public Engagement Funding Scheme