Objetivos
Proporcionar a alunos do ensino universitário um contacto com a realidade da investigação e com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e desenvolver competências complementares em comunicação de ciência.
Alcance
O público-alvo deste projeto são estudantes de licenciatura e mestrado de universidades nacionais e internacionais das áreas da astronomia, astrofísica e cosmologia e disciplinas associadas: física, engenharias, matemática, informática e ciência de dados.
Desde julho de 2020, o projeto já alcançou 145 estudantes, de 11 países diferentes, e contou com o apoio de 32 orientadores e 6 comunicadores de ciência do IA.
Os estágios de verão IAstro surgiram com o objetivo de promover o contacto com os estudantes universitários, divulgando a investigação e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço como potenciais opções futuras de carreira.
A edição de 2026 está disponível AQUI.
Durante três semanas, ao longo do mês de julho, os participantes desenvolvem pequenos projetos de investigação ou de comunicação de ciência sob a orientação de investigadores e comunicadores do IA. O programa de estágios conta também com três dias dedicados à comunicação de ciência, nos quais são transmitidas “soft-skills” essenciais para um investigador ou mesmo para um estudante numa área científica. Os trabalhos realizados no âmbito do estágio são apresentados num seminário final.
O projeto iniciou em 2020, em formato online e focado para os estudantes nacionais. Tem crescido ao longo das várias edições, evoluindo para um formato híbrido, com a possibilidade de orientação presencial. Alargou também o seu alcance, recebendo atualmente candidaturas de todo o mundo.
Informação mais detalhada sobre as edições de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025 podem ser encontradas nos respetivos links.
Partilhe
Âmbito:
Internacional
Coordenação:
Catarina Leote (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

