Paradigma de formação de estrelas de grande massa

Paradigma filamentos e nós (fragmento)

Esta infografia (fragmento) representa o paradigma de formação estelar baseado na ideia de filamentos gerados pelo fluxo de matéria em nebulosas. Imagem completa.
Créditos: M. S. N. Kumar, P. Palmeirim et. al., 2020 / IA / Sérgio Pereira (CC BY-SA 4.0).

Esta infografia representa o paradigma de formação estelar baseado na ideia de filamentos gerados pelo fluxo de matéria em nebulosas. Os filamentos sobrepõem-se e criam uma junção, ou nó. A densidade no nó é intensificada pelo maior número de filamentos a ele ligados, e que transportam matéria e ampliam ainda mais a sua densidade.

A pressão da radiação consegue abrir cavidades no nó denso e escapa-se pelo espaço entre os filamentos. As bolhas de radiação em expansão podem interferir nos filamentos e produzir os conhecidos “pilares da criação”.

O resultado final é um enxame de estrelas constituído por estrelas de menor massa criadas nos filamentos, e por estrelas massivas formadas nos nós.

Paradigma filamentos e nós

Este paradigma foi proposto num artigo publicado na Astronomy & Astrophysics, fruto de um trabalho liderado por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Saiba mais no artigo publicado na National Geographic Portugal.

Imagem em máxima resolução (JPEG, 1920 x 1920 px).