Uma aventura no Chile: O Observatório de La Silla

Pôr do Sol no Observatório de La Silla, no deserto de Atacama, Chile.

Pôr do Sol no Observatório de La Silla, no deserto de Atacama, Chile. Este é um dos observatórios geridos pelo ESO-Observatório Europeu do Sul, e onde desde a década de 1960 estão instalados vários telescópios. É a casa de dois espectrógrafos, HARPS e NIRPS, este último com participação portuguesa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Créditos: ESO/B. Tafreshi (twanight.org)

Ana Rita Silva, do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, faz-nos uma visita guiada ao Observatório de La Silla, no deserto de Atacama, Chile, um dos observatórios do Observatório Europeu do Sul (ESO), e explica-nos para que serve o espectrógrafo NIRPS e como esta investigadora irá utilizar os dados obtidos com ele para estudar planetas em órbita de outras estrelas.

O NIRPS tem por objetivo principal a descoberta de planetas que orbitam estrelas anãs vermelhas, um tipo de estrelas particularmente pequenas e menos quentes do que o Sol.

Estas estrelas de baixa massa são alvos atrativos para a procura de planetas semelhantes à Terra, pois o sinal da presença de planetas pequenos como o nosso é mais fácil de estudar na vizinhança destas estrelas.

Saiba mais sobre o espectrógrafo NIRPS e a participação de Portugal nesta aventura de descoberta de outros mundos.

Créditos do vídeo: Ana Rita Silva