Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) comemora os seus 100 anos de existência. As Noites no Observatório participam nesta celebração, juntando-se durante este ano aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.
Sistemas estelares… são como caixas de chocolates
por Ruben Gonçalves, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Há pouco mais de duas décadas conhecíamos apenas o nosso Sistema Solar. Se em órbita das estrelas que vemos no céu haveriam planetas, era ainda uma hipótese.
Até hoje descobrimos quase 4 000 planetas em redor de outras estrelas, os exoplanetas. Em dois atos, vamos fazer uma viagem aos sistemas estelares, começando pelo nosso.
- Primeiro ato: O nosso sistema solar, tamanhos e distâncias, os planetas terrestres e as luas geladas.
- Segundo ato: Os exoplanetas, como são detectados, onde estão, têm vida?
Nota Biográfica
Ruben Gonçalves é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde estuda atmosferas planetárias, em particular a atmosfera de Vénus, no âmbito do seu doutoramento. Desde 2017 é também membro ativo da Europlanet Early Career network (EPEC).
Ruben Gonçalves investiga a dinâmica da atmosfera de Vénus, planeta quase “gémeo” da Terra, baseando-se em observações feitas a partir da Terra, mas também em dados obtidos por missões espaciais, como a sonda Akatsuki, da Agência Espacial Japonesa – JAXA. As técnicas e conhecimentos adquiridos são essenciais para perceber o que distingue estes planetas “irmãos”, e virão a ser utilizados para distinguir entre exoplanetas tipo-Terra ou tipo-Vénus.
Partilhe
Duração:
1 horaEntrada gratuita
Inscrição
Inscrições em https://darkskyalqueva.com/inscricao-em-eventos/
Localização
Parque de Merendas do CampinhoReguengos de Monsaraz
Videotransmissão
Esta sessão das Noites no Observatório não terá videotransmissão.