Sempre quis ser cientista? Chegou a hora!
Noite Europeia dos Investigadores 2015

Noites no Observatório – Sempre quis ser cientista?! Chegou a hora!

Em setembro, a sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2015, com um programa diferente do habitual.

Nesta noite, o público será convidado a visitar o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no Observatório Astronómico de Lisboa, e a participar numa série de atividades com início às 20h30 e término à 1h00.

Programa

20:30 – 21:30Speed-dating com Astrónomos

21:30 – 23:00“Sempre quis ser cientista?! Chegou a hora!”, por Hugo Messias, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

23:00 – 24:00Speed-dating com Astrónomos

Em contínuo ao longo da noite, até à 1h00, decorrerão observações do céu com telescópios (condicionadas pelas condições meteorológicas).

Speed-dating com Astrónomos

Sem audiência nem medo de fazer perguntas, num encontro individual e informal com astrónomos do IA, poderá perguntar tudo o que sempre quis saber sobre a realidade de um investigador mas nunca teve coragem para perguntar. Como é o seu dia-a-dia? Quais as suas motivações, obstáculos, desafios? Tem apenas 3 minutos até a buzina tocar – aproveite-os bem!

Sempre quis ser cientista?! Chegou a hora!

Chegou a hora! Cientistas de diversas áreas precisam da sua ajuda em várias tarefas que vão desde a classificação de galáxias à contagem de pinguins. Hoje em dia a ciência cidadã é uma realidade, permitindo a qualquer pessoa contribuir para a investigação científica e aprender mais sobre ciência no processo.
Nesta palestra irei apresentar, de forma interativa, vários projetos de ciência cidadã em astronomia e os seus respetivos métodos. Venha classificar e procurar novas galáxias usando algumas das imagens mais profundas do Universo ou encontrar planetas em torno de outras estrelas.

NOTA: Poderá trazer o seu computador portátil ou tablet. Haverá wi-fi disponível para quem quiser participar de uma forma mais ativa nesta sessão.

Nota Biográfica

Hugo Messias é Licenciado em Física (ramo Astronomia e Astrofísica) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutorado em Astroomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa sob orientação de José Afonso e Bahram Mobasher.

Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e cientista principal do Centro Português de Competências ALMA (Atacama Large Millimeter Array – o maior radiotelescópio do mundo que já nos revelou grandes descobertas).

O Hugo gosta de fazer chegar a ciência a todos! Tendo ainda como paixão o Judo, fez parte da equipa que ganhou o Campeonato Nacional de Equipas 2015.

Partilhe

Duração:

2,5 horas

Entrada livre


Inscrição

Excecionalmente neste dia, a actividade não necessita de inscrição.

Importante: 

A existência de observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Como têm lugar no exterior, aconselha-se o uso de roupa confortável e quente.

A realização do programa é independente das observações.

Localização

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
Lisboa

Videotransmissão

Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir com o palestrante, colocando as suas questões online.

A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).