Ignite IAstro – Campo Maior

Ignite IAstro - Campo Maior, 20 de maio, 2017

Ignite IAstro - Campo Maior, 20 de maio, 2017

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas, e das galáxias aos confins do Universo, ao mesmo tempo que falamos dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

Programa

Titã: a exploração de um novo mundo
Alberto Negrão

Nesta palestra serão apresentadas as descobertas que têm vindo a ser realizadas sobre Titã desde a chegada ao sistema saturniano, há 11 anos atrás, da missão espacial Cassini-Huygens.

O Nascimento das Estrelas
Filipe Pereira

O Sol é sem dúvida a estrela que melhor conhecemos no Universo. No entanto, assistimos apenas a um período da sua vida.
Como é que o Sol e as outras estrelas nascem? E por que etapas passam desde que emergem da poeira cósmica até ao estádio atual do Sol? São as perguntas que iremos responder em 5 minutos.

Galaxódromo
José Afonso

Galaxódromo é um autódromo de galáxias. Vou mostrar um pouco sobre o que é que nós sabemos sobre as galáxias, como é que pensamos que elas se terão formado e evoluído ao longo dos 14 mil milhões de anos que tem o Universo, e com que instrumentos as conseguimos estudar.

Os Monstros Galácticos
Fernando Buitrago

As maiores galáxias do Universo são autênticos monstros, seja pelo seu tamanho, seja pelo número de estrelas que contêm (mais de um bilião).
Facto curioso, no princípio de Universo eram totalmente diferentes. Vamos conhecer os segredos destas misteriosas megalópoles de estrelas.

Astrobytaites
Ana Afonso

Sabia que, para compreender como as galáxias evoluíram ao longo da história do Universo, precisaríamos de uma pessoa a analisar uma galáxia diferente a cada segundo e durante pelo menos 32 anos? Não parece uma tarefa fácil, mas você pode ajudar!

Vou contar-lhe como pode usar o seu computador, tablet ou smartphone para explorar o Universo.

Surfar uma Onda Gravitacional
Nelson Nunes

As ondas gravitacionais são perturbações no espaço e no tempo que se propagam à velocidade da luz.
Vamos compreender como se detetam, e descobrir que nos podem oferecer muita informação sobre estrelas longínquas e buracos negros dezenas ou mesmo milhões de vezes maiores do que o Sol.

Será que as constantes da Natureza variam?
Ana C. Leite

Há nas leis que regulam o Universo certos números que supomos serem constantes ao longo do tempo e iguais em qualquer lugar do espaço. Mas serão mesmo? A resposta pode estar na luz de galáxias muito antigas e distantes.

Energia Escura no Universo
Bruno Barros

Por que acelera o universo? Esta pergunta está relacionada com a natureza da chamada «energia escura».
Será explicado o que se sabe, bem como o que permanece desconhecido, sobre esta intrigante forma de energia, como é estudada e como influencia a expansão do nosso universo.

O Princípio da Equivalência – de Aristóteles a Einstein
Vasco Ferreira

Descarregue o cartaz do evento.


Em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.

Conheça o calendário da digressão na página do projeto.

Pode seguir a digressão aqui no website e também no Facebook em www.facebook.com/iastro.pt/, no Google+ e no Twitter.

Partilhe

Duração:

1h 30

Entrada livre

Localização

Centro Cultural de Campo Maior
Av. António Sérgio
Campo Maior