Portugal e a maior organização internacional de astronomia reforçam laços para a comunicação de ciência

Capas da revista internacional de comunicação de Astronomia com revisão por pares da União Astronómica Internacional (IAU), Communicating Astronomy with the Public

Capas da revista internacional de comunicação de Astronomia com revisão por pares da União Astronómica Internacional (IAU), Communicating Astronomy with the Public (CAPjournal, https://www.capjournal.org/) Créditos: IAU-OAO

Parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Gabinete de Divulgação de Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU-OAO) lança as bases para mais projetos internacionais com cunho português.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Gabinete de Divulgação de Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU-OAO, International Astronomical Union Office for Astronomy Outreach), a maior organização mundial de astronomia, assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de projetos internacionais de divulgação da astronomia.

O estreitar da colaboração entre as duas instituições irá beneficiar a comunicação desta ciência e os profissionais que trabalham neste domínio, ampliando a consciencialização da importância da astronomia no dia-a-dia e na educação. 

O memorando vem reforçar a sinergia já existente entre o IAU-OAO e o IA, sinergia que procura expandir a criação de conteúdos e ferramentas para a comunicação e ensino da astronomia.

“Reconhecemos o IA como um parceiro-chave, pois temos os mesmos objetivos: avançar a astronomia enquanto ciência, e comunicá-la ao público para o bem da sociedade”, diz Lina Canas, diretora do IAU-OAO.

Este gabinete, sediado no Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), promove o envolvimento do público com a astronomia, tornando-a acessível a todos e envolvendo comunicadores, educadores e astrónomos amadores. 

O memorando vem reforçar a sinergia já existente entre o IAU-OAO e o IA, sinergia que procura expandir a criação de conteúdos e ferramentas para a comunicação e ensino da astronomia. Uma das vertentes da colaboração será o envolvimento do IA a nível editorial na revista internacional de comunicação de Astronomia com revisão por pares da IAU, Communicating Astronomy with the Public (CAPjournal), na qual o IA figurará como parceiro oficial. 

O IA, uma das instituições de alto impacto na astrofísica e ciências do espaço a nível mundial, lidera e participa em projetos internacionais de comunicação e educação da astronomia. Um destes projetos é a iniciativa Literacia em Astronomia, que deu origem à primeira definição sistemática de literacia nesta área,  apresentada num livreto multilingue Grandes Ideias em Astronomia.

“Com a vasta experiência na comunicação de ciência em astronomia, informada por forte componente internacional de investigação, acreditamos que o IA será determinante na profissionalização do CAPjournal em termos das melhores práticas”, diz Lina Canas.

A Via Láctea vista a partir da Mina de S. Domingos, Achada do Gamo, Alentejo.
A Via Láctea vista a partir da Mina de S. Domingos, Achada do Gamo, Alentejo. A valorização dos céus escuros e do nosso contacto com o céu noturno é um dos objetivos das iniciativas de comunicação da astronomia.
Créditos: Sérgio Conceição.

“Mesmo sendo uma ciência que estuda o universo fora da Terra, a astronomia devolve à sociedade todos os benefícios da sua pesquisa, como o desenvolvimento tecnológico, a compreensão do Universo e do nosso lugar nele”, explica João Retrê, coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do IA (IA-GCC). “Com isto ganhamos em humildade e valorização do nosso planeta Terra, que é o único ao qual estamos perfeitamente adaptados. É nossa missão e dever reforçar laços que possam ajudar a comunicar melhor e de forma mais abrangente esta ciência e a sua importância nas vidas de todos nós.”

“A convergência de interesses entre o IAU-OAO e o IA tornou possível este memorando histórico, extremamente honroso para Portugal e para o IA”, diz Francisco Lobo, coordenador do IA e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. “Esperamos uma parceria muito produtiva, em prol da ciência e da sua divulgação, do ensino e do desenvolvimento humano, incrementando, deste modo, a consciência da importância da investigação no domínio da astronomia e astrofísica em Portugal.”

“Vemos este memorando como o resultado do crescimento e da qualidade da comunicação de ciência do IA, ao nível nacional e internacional”, acrescenta João Retrê. “Foi uma junção natural por termos trabalhos e objetivos em comum, e faria todo o sentido acentuar a nossa proximidade”.


Contactos
João Retrê
Lina Canas

Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira; Ricardo Cardoso Reis; João Retrê (coordenação, Lisboa); Filipe Pires (coordenação, Porto)