Portugal e a maior organização internacional de astronomia reforçam laços para a comunicação de ciência

Capas da revista internacional de comunicação de Astronomia com revisão por pares da União Astronómica Internacional (IAU), Communicating Astronomy with the Public (CAPjournal, https://www.capjournal.org/) Créditos: IAU-OAO

Parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Gabinete de Divulgação de Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU-OAO) lança as bases para mais projetos internacionais com cunho português.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Gabinete de Divulgação de Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU-OAO, International Astronomical Union Office for Astronomy Outreach), a maior organização mundial de astronomia, assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de projetos internacionais de divulgação da astronomia.

O estreitar da colaboração entre as duas instituições irá beneficiar a comunicação desta ciência e os profissionais que trabalham neste domínio, ampliando a consciencialização da importância da astronomia no dia-a-dia e na educação.

“Reconhecemos o IA como um parceiro-chave, pois temos os mesmos objetivos: avançar a astronomia enquanto ciência, e comunicá-la ao público para o bem da sociedade”, diz Lina Canas, diretora do IAU-OAO.

Este gabinete, sediado no Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), promove o envolvimento do público com a astronomia, tornando-a acessível a todos e envolvendo comunicadores, educadores e astrónomos amadores.

O memorando vem reforçar a sinergia já existente entre o IAU-OAO e o IA, sinergia que procura expandir a criação de conteúdos e ferramentas para a comunicação e ensino da astronomia. Uma das vertentes da colaboração será o envolvimento do IA a nível editorial na revista internacional de comunicação de Astronomia com revisão por pares da IAU, Communicating Astronomy with the Public (CAPjournal), na qual o IA figurará como parceiro oficial.

O IA, uma das instituições de alto impacto na astrofísica e ciências do espaço a nível mundial, lidera e participa em projetos internacionais de comunicação e educação da astronomia. Um destes projetos é a iniciativa Literacia em Astronomia, que deu origem à primeira definição sistemática de literacia nesta área,  apresentada num livreto multilingue Grandes Ideias em Astronomia.

“Com a vasta experiência na comunicação de ciência em astronomia, informada por forte componente internacional de investigação, acreditamos que o IA será determinante na profissionalização do CAPjournal em termos das melhores práticas”, diz Lina Canas.

A Via Láctea vista a partir da Mina de S. Domingos, Achada do Gamo, Alentejo.
A Via Láctea vista a partir da Mina de S. Domingos, Achada do Gamo, Alentejo. A valorização dos céus escuros e do nosso contacto com o céu noturno é um dos objetivos das iniciativas de comunicação da astronomia.
Créditos: Sérgio Conceição.

“Mesmo sendo uma ciência que estuda o universo fora da Terra, a astronomia devolve à sociedade todos os benefícios da sua pesquisa, como o desenvolvimento tecnológico, a compreensão do Universo e do nosso lugar nele”, explica João Retrê, coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do IA (IA-GCC). “Com isto ganhamos em humildade e valorização do nosso planeta Terra, que é o único ao qual estamos perfeitamente adaptados. É nossa missão e dever reforçar laços que possam ajudar a comunicar melhor e de forma mais abrangente esta ciência e a sua importância nas vidas de todos nós.”

“A convergência de interesses entre o IAU-OAO e o IA tornou possível este memorando histórico, extremamente honroso para Portugal e para o IA”, diz Francisco Lobo, coordenador do IA e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. “Esperamos uma parceria muito produtiva, em prol da ciência e da sua divulgação, do ensino e do desenvolvimento humano, incrementando, deste modo, a consciência da importância da investigação no domínio da astronomia e astrofísica em Portugal.”

“Vemos este memorando como o resultado do crescimento e da qualidade da comunicação de ciência do IA, ao nível nacional e internacional”, acrescenta João Retrê. “Foi uma junção natural por termos trabalhos e objetivos em comum, e faria todo o sentido acentuar a nossa proximidade”.