Investigadores do IA entre os mais influentes a nível mundial em 2021

Equipa do IA, reunida na Universidade de Coimbra

No mais recente1 ranking “World’s Top 2% Scientists list”, compilado pela Universidade de Stanford, aparecem este ano sete investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2), seis dos quais já figuravam na versão do ano passado.

A citação de artigos por outros cientistas é indicadora de quando os seus resultados científicos já estão a ser usados como base para nova investigação pelo mundo fora. O trabalho da equipa da Universidade de Stanford utiliza um indicador composto que fornece informações padronizadas sobre citações, h-index, hm index ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria, a fim de aferir o impacto dos autores nos seus domínios de especialização.

Publicada esta semana na revista científica Public Library of Science – Biology (PLoS Biology), esta é já a quarta versão do ranking que divulga os cientistas, atualmente ativos, cujo trabalho foi mais vezes citado pelos seus pares noutras publicações científicas, até 1 de setembro de 2021. É constituída por duas listagens: impacto ao longo da carreira até 2021, e impacto ao longo de apenas o ano de 2021.

Na lista figuram agora sete investigadores do IA: Andrew Liddle (IA & Ciências Ulisboa), Carlos C. Martins (IA e Universidade do Porto), Francisco S. N. Lobo (IA & Ciências ULisboa), Jarle Brinchmann (IA & UPorto), Nuno C. Santos (IA e Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – DFA-FCUP), Pedro Avelino (IA & DFA-FCUP) e a nova entrada, Vardan Adibekyan (IA & DFA-FCUP).

Em 2021 destacaram-se os cosmólogos Francisco Lobo e Andrew Liddle , respetivamente os 9º e 12º a nível nacional nesta lista. Os dois investigadores do IA figuram ainda perto do topo da lista mundial de 2021, nos primeiros 3,5%, de entre mais de 200 mil investigadores que, por sua vez, constituem apenas 2% dos cerca de 7 milhões de cientistas constantes na base de dados Scopus, uma das mais conceituadas base de dados de resumos e citações de artigos em revistas académicas.

A forma de cálculo  do conjunto destas métricas, baseadas nas citações de outros investigadores, pode ser consultada no artigo original.

Notas

1. A base de dados “September 2022 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, foi publicada pela Elsevier, a 11 de outubro de 2022 (DOI:10.17632/btchxktzyw.4).
  2. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área em Portugal, integrando investigadores da Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação de unidades de investigação e desenvolvimento organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UIDB/04434/2020 e UIDP/04434/2020).

Grupo de Comunicação de Ciência