Investigadores do IA entre os mais influentes a nível mundial em 2020

Equipa IA - IA-ON 2021

Alguns dos membros do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço reunidos no encontro anual em 2021.

Foi atualizado o ranking mundial dos cientistas mais citados, que inclui seis investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

A “World’s Top 2% Scientists list”, lista agregada pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), foi atualizada1 e inclui seis investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2), que haviam já garantido este reconhecimento em 2019, como então divulgado pelo IA.

A citação de artigos por outros cientistas é indicadora de quando os seus resultados científicos já estão a ser usados como base para nova investigação pelo mundo fora. O trabalho da equipa da Universidade de Stanford utiliza um indicador composto que fornece informações padronizadas sobre citações, h-index, hm index ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto, a fim de aferir o impacto dos autores nos seus domínios de especialização.

A terceira versão da “World’s Top 2% Scientists list” foi publicada a 19 de outubro de 2021 na revista científica Public Library of Science – Biology (PLoS Biology) e divulga os cientistas atualmente ativos cujo trabalho foi até 2020 mais vezes citado pelos seus pares noutras publicações científicas. É constituída por duas listagens: impacto ao longo da carreira até 2020, e impacto ao longo de apenas o ano de 2020.

Na listagem dos 2% de investigadores mais citados a nível mundial durante o ano de 2020 figuram seis investigadores do IA, cinco deles integrando também a lista de maior impacto ao longo da carreira. São eles Andrew Liddle (IA e Ciências Ulisboa), Carlos C. Martins (IA e Universidade do Porto), Francisco S. N. Lobo (IA e Ciências ULisboa),  Jarle Brinchmann (IA e Universidade do Porto), Nuno C. Santos (IA e Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – DFA-FCUP), e Pedro Avelino (IA e DFA-FCUP).

Andrew Liddle e Francisco Lobo, investigadores em Cosmologia, figuram perto do topo da lista de 2020, entre os primeiros 4% do total de mais de 190 mil investigadores a nível mundial incluídos neste ranking, que por sua vez constituem 2% de cerca de 7 milhões de cientistas constantes na base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas.

A forma de cálculo  do conjunto destas métricas, baseadas nas citações feitas por outros cientistas, pode ser consultada no artigo original, de 2019.

Na nossa notícia publicada em fevereiro de 2021, investigadores do IA comentaram o trabalho e a visão estratégica que estão por trás da excelência da investigação no instituto, a qual se reflete neste ranking.

Notas

1. A base de dados August 2021 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, foi publicada na plataforma Mendeley, da Elsevier, a 19 de outubro de 2021 (DOI:10.17632/btchxktzyw.3).
  2. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área em Portugal, integrando investigadores da Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação de unidades de investigação e desenvolvimento organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UIDB/04434/2020 e UIDP/04434/2020).

Grupo de Comunicação de Ciência