VLT deteta inesperados halos de gás à volta de quasares distantes

Mosaico com 18 dos 19 quasares observados com o MUSE

Mosaico com 18 dos 19 quasares observados com o MUSE, pela equipa internacional de astrónomos liderada pelo ETH de Zurique (Suíça). Esta é a primeira vez que um rastreio de quasares mostra halos brilhantes de gás em torno de todos os quasares observados. Crédito: ESO/Borisova et al.

Uma equipa internacional, que inclui o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Jarle Brinchmann (IA & Universidade do Porto), descobriu nuvens de gás à volta de quasares distantes.

Este novo rastreio, tornado possível pelo poder sem precedentes do instrumento MUSE, no VLT (ESO), aponta para que estes halos à volta dos quasares1 sejam muito mais comuns do que era esperado, com propriedades que estão em profundo desacordo com as atuais teorias de formação de galáxias no Universo primordial.

Saber mais

Notas:

  1. Os quasares (do inglês “quasi-stellar radio sources”) são núcleos ativos de galáxias muito distantes, que albergam buracos negros supermassivos no seu centro, que consomem material como estrelas e gás a taxas extremamente elevadas. Isto faz com que o núcleo emita enormes quantidades de radiação, o que torna os quasares nos objetos mais brilhantes do Universo.